

Mostra Surdocine
Uma mostra com filmes que abordam vivências das pessoas surdas e propõem um intercâmbio de percepções e experiências entre o público surdo e o ouvinte.
SÁBADO 13/12 - 10h00
Duração: 1h
Classificação Indicativa: 10 anos
Cine Brasília - Entrada franca



A BUSCA DO EU E O SILÊNCIO
Documentário, 20 min, PR, 2021. Livre.
Direção: Giuliano Robert
Há inúmeras formas para que a não-comunicação se estabeleça, seja por conflitos, idiomas ou culturas. Neste filme de Giuliano Robert, o fato acontece por interferência da língua: uma mãe ouvinte relata o início de um processo de comunicação com o filho surdo. Partindo das experiências da mãe, Márcia, o documentário é conduzido pelo filho, Giuliano, em busca da relação com uma cultura que através da falta de informação e acesso, silencia maneiras outras de se comunicar.
POESIA COM AS MÃOS
Experimental, 6 min, PR, 2025. Livre.
Direção: Daiane Pereira Rodrigues
Alunos do Colombo +Libras sinalizam poemas produzidos na oficina "Escrita do olhar", imagens se sobrepõem entre poemas e legendas.


PASSAGEM
Ficção, 11 min, MG, 2024. 10 anos.
Direção: Gabrielle Macedo
Por meio de um diálogo interno e lembranças de sua vida, Lina rememora quem era, o que sonhava e esperava do futuro, enquanto vive o contraste de uma existência sem propósito.
ALUMEIA
Videoclipe, 7 min, PB, 2024. Livre.
Direção: Luana Flores
Funcionária de uma usina eólica no Sertão da Parahyba usa um baú mágico para evocar seres encantados e denunciar a exploração ambiental e a neocolonização na Caatinga.


ENTRE SINAIS E MARÉS
Ficção, 16 min, PR, 2025. Livre.
Direção: João Gabriel Ferreira e João Gabriel Kowalski
Num romance que acaba de começar, Mari e Ana decidem conhecer a Ilha do Mel juntas, afim de criar memórias em comum. Chegando lá, as duas, que são mulheres surdas, procuram por um guia que compreenda a língua de sinais e são surpreendidas por Lambe-Lambe. Enquanto percorrem os pontos turísticos da Ilha, os três entendem que toda história de amor merece ser vivida.
