

Mostra Curta-me Mucho: Amazônicas
DOMINGO 14/12 - 17h00
Duração: 1h20
Classificação Indicativa: 12
Cine Brasília - Entrada franca

PAJUYUK
Documentário, 18 min, Equador, 2025.12 anos
Direção: Ruby Chasi
Na região de Alto Napo, na Amazônia equatoriana, as parteiras Napuruna celebram a cerimônia Kicnana para renovar suas energias após auxiliarem um parto. Mamãe Antonia conduz o ritual, ensinando que a água de Pitón purifica o sangue. Através da narração de histórias, ela transmite a tradição da parteira de geração em geração. Ao beberem a água sagrada, as parteiras restauram sua saúde e fortalecem seu Pajuyuk, sua sabedoria ancestral. Essa prática as mantém espiritualmente conectadas à floresta tropical.
NHANDÊ
Ficção, 13 min, AM, 2024. 12 anos
Direção: Eliza Telles e Begê Muniz
Sara uma garota de 12 anos, moradora da zona rural no Amazonas, ajuda sua vó Ivete em seu trabalho como "benzedeira" na região. Sara seguindo a influência de sua melhor amiga Carla, começa a se relacionar afetivamente com outros jovens de sua idade, no entanto a dificuldade de Sara em lidar com essa nova fase de sua vida, pode lhe causar um trauma que junto com acontecimentos sobrenaturais alteram definitivamente sua personalidade.


DISEÑOS DE IDENTIDAD UNIVERSOS DE KENE
Documentário, 20 min, Peru, 2024. Livre
Direção: Rodolfo Abdias Arrascue Navas
Uma viagem pelo design amazônico kené nos novos espaços onde se produz e habita na cidade, onde se desenvolve temas relacionados à identidade, tradição e migração do povo Shipibo Konibo para a cidade de Lima.
HUNI KUÏ - POVO VERDADEIRO
Documentário, 21 min, AC, 2024. Livre.
Direção: Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues
Em uma jornada mística pela Amazônia, reflete sobre a relação entre humanos e natureza, e as lendas que dão origem a rituais e atraem visitantes para uma "experiência" com seres encantados da floresta.


BOIUNA
Ficção, 20 min, PA, 2025.14 anos
Direção: Adriana de Faria
Quando mãe e filha retornam a uma ilha no Pará, energias misteriosas passam a rondá-las. As duas precisarão da força de um gigante para seguir em frente.
