

Mostra CVR de Realidade Virtual
QUINTA A DOMINGO 11 A 14 DE DEZEMBRO 18h00 às 22h
Classificação Indicativa: verificar a programação
Cine Brasília
EIXO TEMÁTICO 1: POLÍTICAS DA NATUREZA: AMAZÔNIA

HERÓIS DO RIO MADEIRA
Documentário e Ficção, 09 min, Brasil, 2019. Livre
Produção: Caixote Histórias Imersivas, Brigadeiro Bentes e Klimt Publicidade
Direção: Henrique Siqueira e Filipe Gontijo
Maria Rita é uma enfermeira que passou os últimos dez anos atendendo comunidades ribeirinhas do Rio Madeira. Apesar da rotina pesada, ela entregará seu posto apenas a alguém imbuído do verdadeiro espírito da enfermagem. Você pode ser essa pessoa. A história se adapta ao perfi l do usuário e às decisões tomadas durante a experiência.
AMAZÔNIA PARA SEMPRE
Documentário, 10 min, Brasil, 2025. Livre
Produção: Pindorama Filmes
Direção: Estêvão Ciavatta Pantoja
Amazônia continua ameaçada pelo desmatamento, garimpo e incêndios florestais, e a cacica Raquel Tupinambá faz um chamamento pela vida na maior floresta do mundo.


ORIGEN
Documentário, 23 min, Argentina, Brasil, Perú e Colômbia , 2023. Livre
Produção: Presencias Producciones
Direção: Emilia Sánchez
Origem é uma experiência de realidade virtual narrativa, interativa e poética através da Amazônia. Nesse percurso, xs participantes seguem uma cobra mítica, enquanto suas interações significativas tecem uma trama de encontros que revelam memórias, histórias e ensinamentos da Nação Shipibo.
A Amazônia é o primeiro capítulo desta série de realidade virtual que conecta diferentes territórios e celebra o profundo diálogo mantido entre todas as formas de vida e a Mãe Terra.
EIXO TEMÁTICO 2: SANKOFA: ÁFRICA
CHILDREN DO NOT PLAY WAR
Documental e Drama, 8 min, Estados Unidos, Uganda, 2019. 12 anos
Produção: VILD Studio
Direção: Fabiano Mixo
Aloyo, uma menina de 12 anos de Lira, Uganda, se reúne com outras crianças em volta da fogueira para compartilhar suas experiências durante a guerra - o que viram, por onde passaram. Combinando a antiga tradição oral de contação de histórias ao redor do fogo com a narrativa contemporânea da realidade virtual, CRIANÇAS NÃO BRINCAM DE GUERRA retrata as memórias e os sonhos das crianças que retornaram da guerra e reencontraram a própria infância.

EIXO TEMÁTICO 3: TECNOLOGIA CÓSMICA - SABERES ANCESTRAIS

HUMAN XR
Ficção Científica, 15 min, Brasil, 2025, Livre
Produção: BR8 Cultural
Direção: Débora Bergamini
A tecnologia moderna pode nos humanizar? Uma experiência virtual pode nos conectar mais profundamente com nossa própria espécie e com nosso planeta? Estas são as perguntas que guiaram a pesquisa e a produção deste trabalho.
HUMAN RX é uma experiência imersiva desenvolvida para o OCULUS QUEST 3, oferecendo uma interação inovadora com a história das sondas Voyager I e II e seu icônico Golden Record.
Nesta experiência, os participantes são convidados para uma jornada espacial que promove uma conexão profunda com a busca da humanidade pela comunicação e a compreensão de sua existência finita diante da vastidão do cosmo.
UXILNEXA DMANEDWA - TORE VIRTUAL
Ficção científica, Documentário e Fantasia, 10 min, Brasil, 2025. Livre
Produção: Experimento Produções/ Coletivo Fulni-ô de Cinema / Lab Presença
Direção: Hugo Fulni-ô e Carol Berguer
Em uma experiência inédita com a tecnologia 360 graus, o que era antes invisível se revela no encontro com o Toré Fulni-ô. Partículas de luz, formas espirituais e sons sagrados, ganham expressão digital, tornando visível aquilo que, no ritual, conecta corpo e espírito através da fusão entre saberes e tecnologia. O filme imersivo salvaguarda a cultura Fulni-ô, transbordando os limites do olhar humano, frente a uma herança ancestral.


O CHAMADO DA SEMENTE
Ficção científica e Fantasia, 40 min, Brasil, 2025. Livre
Produção: Invisíveis Produções / Galactonautas
Direção: Daniel Lima
Você desperta como um soldado corporativo em um mundo desertificado pelas mudanças climáticas. Uma criatura enigmática lhe oferece a chave para a liberdade e a missão de proteger um amuleto sagrado. Ao longo de sua jornada, você encontra figuras como Davi Kopenawa, que compartilham saberes de cosmovisões indígenas e quilombolas. Os ensinamentos abrangem interações como meditações, técnicas de luta. Nesses saberes ancestrais, reside o futuro, que em “O Chamado da Semente”, nossos gestos são capazes de regenerar.
A ORIGEM DE MACUNAÍMA
Ficção, 15 min, Brasil, 2024. 12 anos
Produção: Studio Kwo
Direção: Francisco Almendra
Em A Origem de Macunaíma, iniciamos num escritório modernista inspirado no de Mário de Andrade, onde o autor recriado digitalmente narra a gênese de seu clássico. Ao recuperar o muiraquitã, somos conduzidos ao Monte Roraima — território de Makunaimã — para encontrar um xamã Pemon que, pelo fogo, revela os mitos originários. No encontro final com o herói, devolvemos o talismã e retornamos transformados, com novo respeito às tradições indígenas que sustentam a cultura brasileira.

