

Mostra Decibéis de Videoclipes
O videoclipe permite a seus realizadores uma infinidade de possibilidades criativas, estéticas e narrativas, desde soluções simples, feitas com pouco ou nenhum orçamento, até as mais inusitadas e sofisticadas produções imaginadas para a divulgação de artistas e suas músicas.
SÁBADO 13/12 - 17h00
Duração: 1h18
Classificação Indicativa: 14 anos
Cine Brasília - Entrada franca



Duo Aduar - Córgo do Meio
3 min, MG, 2025, Livre
Direção: Davi Guedes e Duo Aduar
“Córgo do Meio” se baseia na memória nos medos da infância/juventude comuns nos ambientes não urbanos e usa como efeito prático o Mate painting tradicional para ampliar o caráter lúdico da obra.
Eduardo Penna - Antiviral
3 min, DF, 2024, Livre
Direção: Pedro Avellar
O clipe tenta usar uma abordagem divertida e intencionalmente simplória, com referência a clipes dos anos 90, para tratar do tema da música, que é a dificuldade de adaptação de alguém que passou dos quarenta, com o nível de exposição digital da atualidade. O refrão canta: Não me filme, não me compartilhe. Eu tenho medo. Sou de outro tempo.


Sr. Coimbra - Paracetamono
4 min PI, 2025, Livre
Direção: Tássia Araújo
Em cores vivas e ritmo marcante, ‘Paracetamono’ mostra um amor intenso e pulsante, entre cenários urbanos e afetos - mostrando que há remédio pra ciúme.
Fehlix - Ensino Médio (Freestyle)
4 min, DF, 2024, 10 anos
Direção: Deidade da vila
Fehlix relembra seu ensino médio.


Luiz Barata - Marinheiro
4 min, RJ, 2025, Livre
Direção: João MM
Marinheiro é uma música sobre incertezas, como no poema de Fernando Pessoa: “Navegar é preciso, viver não é preciso.” A vida é sempre mais aberta ao fracasso, não se trata de uma ciência exata. O clipe, como num sonho, faz conexões metafóricas entre as imagens e emoções evocadas pela canção. Como o Jiu-Jitsu e o origami: ambos têm essa correlação — a gente vai se dobrando, se amassando, até chegar à beleza da forma final.
Matheus Perazo - Sinfonia do Adeus
4 min, RS, 2025, 12 anos
Direção: Jean Amaral e Matheus Perazo
Tragédia e poesia coexistem onde três personagens vagam a esmo pelas ruas da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, transitando entre a vida, a morte e o esquecimento.


Pélico e Catto - Te Esperei
3 min, SP, 2025, Livre
Direção: André Peniche
A música "Te Esperei" conta a história de um relacionamento abusivo e o clipe narra a rotina do narrador, que pensa na parceira de forma obsessiva e a lembrança dela vai acompanhando ele pela casa. O clipe foi gravado em plano sequência.
JOÃO DONATO e DONATINHO - INTUIR
5 min, AC, 2024, Livre
Direção: Beatriz Nominato e Matheus Vinhas
Gravado em Rio Branco, no Acre, terra natal de João Donato e lugar de muitos passeios entre pai e filho, o videoclipe retrata a importância de Donatão para a população acreana, marcando as ruas da cidade. Uma homenagem delicada à memória do pai, que reflete sobre o tempo, a ancestralidade e o pertencimento.


O Grilo - Passo a Passo
4 min, BA - SP, 2024, Livre
Direção: Nathalia Mendes
O clipe apresenta a Grilo Viagens, agência que leva o espectador a viajar pela música, sem sair de casa, convidando-o a viver o agora e aproveitar o que realmente importa.
City Mall - Sapphire
3 min, SP, 2025, Livre
Direção: COSMO (Augusto Medeiros e Henrique Gomes)
O clipe traz o elevador como metáfora para a cabeça de um personagem que, ao buscar sua “pedra preciosa”, revisita ou cria momentos importantes dessa trajetória


Lipe Fiore - Impossível Me Esquecer
4 min, SP, 2024, Livre
Direção: Nathalia Mendes
Um personagem peculiar passa seus dias roubando vidas e criando belezas. Em "Impossível Me Esquecer" uma floricultura é cenário de amores que não podem existir mas também não serão esquecidos.
Jean Tassy - Acrônico — Short Film
8 min, SP, 2024, Livre
Direção: Blue (Carol AÓ e Helder Fruteira)
Acrônico é o álbum visual homônimo do artista brasiliense Jean Tassy. O álbum visual, que explora os dilemas de Jean e sua busca por soluções em meio aos desafios diários, foi concebido a partir de trocas criativas entre os diretores Helder Fruteira (também de Brasília) e Carol AÓ (soteropolitana), o próprio artista e sua diretora criativa.


Rachel Reis - Casca
3 min, BA, 2025, Livre
Direção: Aline Lata
À noite, a praia vira o reino de Rachel. Ela canta envolta em um universo lúdico, recriando memórias e cenas que revelam sua essência e formam sua verdadeira casca.
FRANQUE - Antigo Contigo (AAA)
3 min, SP, 2024, 10 anos
Direção: Gabriel Riccieri
Antigo Contigo é um projeto visual híbrido que trânsita entre videoclipe, visualizer e lyric vídeo. É um mergulho visual e surreal dentro do universo de ideias de "FRANQUE".


Puro Suco - Maldito Poema Concreto
2 min, DF, 2025, Livre
Direção: Luna Colazante, Gabriel Ikeda e Paulo Cavalcante
Maldito Poema Concreto é uma celebração do hip hop e da cultura periférica, o poeta do gueto é aquele que transforma o revés e o maldizer em poesia. É aquele que transforma a dureza urbana e as dificuldades em ingredientes para sua arte, carregados de originalidade como suas subjetividades e história.
MEMO RAP - O CORRE
3 min, SP, 2024, 12 anos
Direção: Marcelo Pereira & Kayque Lima
No corre de cada dia, MEMO RAP traduz a realidade de um jovem periférico em busca dos seus sonhos, alternando entre CLT x RAP.


VÍRUS CARINHOSO - SCANK VIVE
3 min, BA, 2024, Livre
Direção: Iury Taillan e Vírus
Ponto de encontro entre a arte, a vida e a transformação de um luto, o novo lançamento do multi artista soteropolitano eterniza a memória de Scank.
VIVI - Banquete
3 min, SP, 2025, Livre
Direção: Viktor Lopes & Leticia Ribeiro
Vivi convida três tipos de pretendentes — o “bad boy” de jaqueta de couro e sorriso arrogante, o nerd de óculos redondos e jeito desajeitado, e o executivo alinhado em terno impecável — para um “banquete” que se revela um jogo de topar as próprias falhas.


Zaina Woz - Boneca de Porcelana
3 min, SP, 2024, 12 anos
Direção: Marilia Curtolo
Boneca de Porcelana retrata a objetificação da mulher, trazendo o recorte das relações afetivas. Explora a vulnerabilidade e a luta pela autonomia, onde a fragilidade da boneca simboliza a sensação de ser manipulado e esvaziado pelo outro
FRIMES - FILME TRASH
3 min, MA, 2024, 14 anos
Direção: Lucas Sá e Frimes
Videoclipe da música "FILMETRASH", dirigido por Lucas Sá e Frimes. Inspirado em Filmes B de horror dos anos 80, 90 e 2000.


Criolo ft Dino D'Santiago e Amaro Freitas - Esperança
5 min, SP, 2024, Livre
Direção: Helder Fruteira
“Esperança”, mais que um videoclipe, celebra a união cultural entre Brasil e Cabo Verde. Criado e dirigido pelo brasiliense Helder Fruteira, o projeto conta com a colaboração de Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas, e a expressiva coreografia de Rubens Oliveira. O filme visual, que também pulsa com a força ancestral dos Mandingas, transporta o espectador para Cabo Verde, onde cultura e esperança se entrelaçam. Este trabalho destaca a maestria individual dos artistas e a profunda conexão e legado cultural que transcende fronteiras geográficas.
