

Mostra Gira Curta
Mostra Infantil Calanguinho do Gira Curta
Infantil - 1h04, Livre

CONTOS MIRABOLANTES - O OLHO DO MAPINGUARI
Animação, 09 min, PA, 2023. Livre
Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros
Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas cansada de ouvir sempre as mesmas histórias, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante” onde narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia, um enorme monstro de um olho só e uma enorme boca em sua barriga, perdeu seu único olho na floresta e como a destemida Maria Estrela montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.
FELÍCIA E OS SUPER-RESÍDUOS DO BEM
Animação, 12 min, GO - MG - PA - RJ - SP, 2023. Livre
Direção: Laly Cataguases
Felícia é PCD e ativista ambiental. Ela cria seus brinquedos com materiais reciclados. Um meteoro cai na cidade e seus heróis de brinquedo criam vida. Mas dá vida também ao terrível General Chorume!


MENINO MONSTRO
Animação, 09 min, SP, 2023. Livre
Direção: Guilherme Alvernaz
Já imaginou ter um irmão que é um verdadeiro monstrinho? Em "Menino Monstro", Clarice compartilha exatamente essa experiência única. Através de suas histórias, descobrimos um mundo onde as travessuras e peculiaridades de Nico, seu irmão mais novo, transformam cada dia em uma aventura inesperada.
ABRAKBÇA - RECEITA DE VÓ
Videoclipe animação, 03 min, PR, 2024. Livre
Direção: Carlon Hardt
‘Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!


LULINA E A LUA
Animação, 14 min, SP, 2023. Livre
Direção: Marcus Vinicius Vasconcelos e Alois Di Leo
Lulina desenha seus maiores medos sobre o branco infinito do solo da Lua. Magicamente, suas ilustrações ganham vida, revelando que os monstros que assombram seus pensamentos são, na verdade, menos aterrorizantes do que a sua imaginação os pintava.
PiOinc
Animação, 17 min, DF - GO, 2023. Livre
Direção: Alex Ribondi e Ricardo Makoto
PiOinc, um porco solitário, encontra Pi, um passarinho perdido e juntos viverão uma grande aventura. PiOinc é uma história sobre amizade e empatia.

Cinema com acessibilidade para Surdos
1h18, 14 anos

LAPSO
Ficção, 24 min, MG, 2023. 10 anos
Direção: Caroline Cavalcanti
Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde passam a compartilhar afetos e incerteza diante da dureza dos dias, da repressão e do esquecimento do sistema.
ROMEU E JULIETA
Ficção, 14 min, RS, 2022. 14 anos
Direção: Adriana Somacal
Romeu e Julieta é uma adaptação contemporânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de Shakespeare, com estética híbrida e poética. Durante o carnaval de Verona, acompanhamos o amor dos jovens Romeu e Julieta em meio a uma realidade de ódio e exploração da violência pela mídia sensacionalista.


O SOM DA PELE
Documentário, 22 min, PE, 2024. Livre
Direção: Marcos Santos
O músico e educador Irton Mário, mais conhecido como mestre Batman, assumiu a missão de levar a música aos não ouvintes, ensinando jovens com surdez total ou parcial, oriundos de vários bairros do Recife e Região Metropolitana, a fazer música... Esses garotos são hoje os Batuqueiros do Silêncio.
NOVA AURORA
Animação, 18 min, PE, 2024. Livre
Direção: Victor Jiménez
Na cidade do Recife, acompanhamos de perto Rosa, uma adolescente surda que está em fase de autoconhecimento e que, enquanto se descobre como artista, tem de lidar com um pai solteiro que não fala Libras.

Diferentes formas de se fazer documentários
1h30, Livre

AS MARIAS
Documentário, 16 min, MS, 2023. Livre
Direção: Dannon Lacerda
As trigêmeas rompem a barreira do silêncio e da invisibilidade e narram passagens comoventes de suas vidas na pequena cidade de Guia Lopes da Laguna (MS), região próxima da fronteira com o Paraguai, onde foram criadas para obedecerem aos pais, à igreja e aos maridos.
EU FUI ASSISTENTE DO EDUARDO COUTINHO
Documentário, 17 min, RJ, 2023. Livre
Direção: Allan Ribeiro
No dia 28 de janeiro de 2008, uma equipe de filmagem entrava em um prédio para rodar um documentário. Neste dia, eu fui assistente do Eduardo Coutinho.


MÃRI HI - A ÁRVORE DO SONHO
Documentário, 17 min, RR, 2023. Livre
Direção: Morzaniel Iramari
Quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.
UTOPIA MUDA
Documentário, 20 min, SP, 2023. Livre
Direção: Julio Matos
A luta pela democratização dos meios de comunicação a partir da história da Rádio Muda, a mais longeva rádio livre que desafiou o sistema para defender a liberdade de expressão. Narrado em primeira pessoa, o filme é construído a partir do material de arquivo do próprio diretor, que foi um membro do coletivo da Rádio Muda e um ativista pela democratização dos meios de comunicação no início do século XXI.


O CANTO
Documentário, 15 min, AL, 2023. Livre
Direção: Isa Magalhães e Izabella Vitório
Em "O Canto", somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca. O filme apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo.
Ficções leves e divertidas
1h25, 12 anos

DEPENDÊNCIAS
Ficção, 18 min, RJ, 2023. 12 anos
Direção: Luisa Arraes
Uma família convida a equipe do escritório para um jantar, mas a empregada da casa, Dadá, não aparece. Eles terão que servir os convidados, sem saber sequer onde fica o abridor de vinho em sua própria cozinha.
EXPRESSO SÃO VALENTIM
Ficção, 14 min, SP, 2023. Livre
Direção: Guilherme Ayres e Luiza Torres
O amor sempre esteve presente na vida de Mabel. Ao vender passagens de ônibus num guichê de rodoviária ela forma casais ao colocar pessoas sentadas lado a lado para viajar. O que ela não sabia, é que o amor que ela sempre fez florescer na vida de outros, iria agora florescer na sua vida.


ORAÇÃO A VÁCUO
Ficção, 24 min, GO, 2024. 12 anos
Direção: Luis Calil
Um robô aspirador é conectado a um sinal de Wi-Fi misterioso e ganha consciência. Uma jornada de descoberta e autoreflexão leva o pequeno eletrodoméstico a se rebelar contra sua dona, uma jovem mentalmente instável.
SAMUEL FOI TRABALHAR
Ficção, 17 min, AL, 2024. 10 anos
Direção: Janderson Felipe e Lucas Litrento
Na véspera de deixar a informalidade e ser contratado, Samuel é assombrado pelo seu instrumento de trabalho: a fantasia de engenheiro.


NADA SE PERDE
Ficção, 12 min, DF, 2023. Livre
Direção: Renan Montenegro
Um relatório sobre o Programa de Reaproveitamento Humano, iniciativa que transforma as almas de cidadãos falecidos em materiais úteis para construir uma cidade melhor, como asfalto e tinta branca.
Afetos, relações, amor onde falta e amor onde sobra
1h20, 16 anos

PEIXE VIVO E OUTRAS HISTÓRIAS
Híbrido, 27 min, SP, 2024. Livre
Direção: Bob Yang, Frederico Evaristo, Bru Fotin
Neste corte dos diretores inédito, os curtas-metragens "Peixe Vivo" (ficção) e "Peixes Vivos" (documentário) se fundem em um só filme, dialogando com a temática da infância trans.
SEREIA
Ficção, 15 min, PR, 2023. 12 anos
Direção: Estevan de la Fuente
É aniversário de Lúcio, criança cheia de imaginação que gosta de desenhar sereias e brincar com bonecas, mas na presença do pai intolerante e violento, o clima em casa não está para festa.


CAVALO MARINHO
Ficção, 22 min, PE, 2024. 12 anos
Direção: Leo Tabosa
Na véspera de São João, Francisca, uma viúva prestes a completar 75 anos está a ponto de explodir como fogos de artifício.
DEIXA
Ficção, 15 min, RJ, 2023. 16 anos
Direção: Mariana Jaspe
Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.

Sobre a Mostra Gira Curta
A Mostra Itinerante Gira Curta ofereceu 5 programas distintos, totalizando 23 curtas-metragens e 1 videoclipe que foram destaques e premiados na última edição do Festival Curta Brasília, em 2024. Cada programa é uma curadoria temática, com classificação indicativa que varia de Livre a 16 anos, garantindo opções para todos os públicos.
O projeto, que tem como objetivo difundir o cinema nacional, levou programas de curtas-metragens a escolas, cineclubes e espaços culturais do do Distrito Federal, como Asa Sul, Ceilândia, Gama, Guará e Samambaia.
Com um histórico de sucesso, o Gira Curta já levou 160 filmes para 16 regiões administrativas do DF, incluindo Plano Piloto, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Brazlândia e Planaltina, entre outras. A mostra também ultrapassou as fronteiras do cerrado, exibindo os filmes em cidades da França (Nice e Paris), Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.
