top of page
FAIXA CENTRAL.png

Júri e Curadoria

JÚRI OFICIAL - MOSTRA NACIONAL

image.png

RENAN MONTENEGRO

Renan Montenegro é um comunicador formado pela Universidade de Brasília. Roteirista, produtor e diretor, participou de dezenas de projetos audiovisuais ao longo da carreira, entre longas e curtas-metragem, publicidades, institucionais, videoclipes, webséries, séries televisivas, entre outros. Dirigiu 5 curtas-metragem que acumularam 20 prêmios e mais de 100 participações em festivais e mostras pelo Brasil e pelo mundo. Foi fundador e sócio-diretor da produtora Rodô Audiovisual por 10 anos.

image.png

MÁRCIO MIRANDA 

Marcio Miranda Perez é responsável pela coordenação da programação do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, onde atua desde 2005. Também dirige a programação de cinema do Festival MixBrasil e participa de comitês de programação e seleção de diversos outros eventos, como a Mostra Ecofalante de Cinema e o Alternativa Film Festival. Formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é realizador de curtas-metragens e editor, tendo seus trabalhos exibidos e premiados no Brasil e no exterior. Atuou por vários anos como coordenador de edição das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. Foi jurado de comitês de seleção e premiação e representou o Kinoforum em eventos no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Noruega e França.

image.png

ANA PAULA RABELO
Graduada em Ciências Sociais pela UnB, Ana Paula é produtora audiovisual há mais de 15 anos. Tem experiência na produção executiva e direção de produção de curtas, longas e séries, na assistência de direção de documentários e na produção de eventos de cinema e música. Trabalhou em séries como Betinho (Globoplay), IndependênciaS (TV Cultura) e no longa Chão, que estreou no Festival de Berlim. Integrou o júri do 7° Cine Baru. É sócia fundadora da Peixa Produções.

JÚRI OFICIAL MOSTRA DECIBÉIS DE VIDEOCLIPES

image.png

RENATA DINIZ
Renata Diniz escreveu e dirigiu os curtas O Véu de Amani (Kikito de melhor roteiro em Gramado) e Requília, (melhor roteiro e direção no Festival de Brasília – Mostra Brasília). Foi finalista no prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), na categoria Excelência em Roteiro. É roteirista da série Franjinha e Milena em busca da ciência e Vamos Brincar (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria série de animação), ambas do universo da Turma da Mônica. É co-roteirista de telefilme da Globo, a estrear em 2026.

image.png

PHILIPPE SEABRA

Philippe Seabra pelas últimas 4 décadas tem sido o líder da banda Plebe Rude. Paralelo à banda, tem sido bastante ativo na área de produção, tendo produzido mais de 40 discos e trilhas sonoras. Com Faroeste Caboclo  ganhou em 2014 o prêmio de melhor trilha no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e com Sobreviventes, teve a honra de ter Milton Nascimento gravando em quatro de suas composições.
 
Atualmente está excursionando o Brasil comemorando os 40 anos do seu disco de estreia O Concreto ja Rachou e lançando nacionalmente sua autobiografia “O Cara da Plebe” pela editora Belas Letras. 

É presidente do Instituto Memorial Rock Brasil, que supervisiona a futura construção do Memorial Rock Brasil no centro de Brasília, que homenageará os 70 anos do Rock Brasileiro.

COORDENAÇÃO DE CURADORIA E PROGRAMAÇÃO

image.png

ARTHUR B. SENRA 

Arthur B. Senra é diretor, editor, curador e professor. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), sua carreira multifacetada inclui trabalhos no MIS-BH, na ONG Favela é Isso Aí e na mostra de animação MUMIA. Atuou como curador e programador de cinema no Sesc Palladium (2016-2018), além de trabalhos como curador, programador e júri em diferentes festivais e espaços. Sua filmografia, que abrange obras experimentais, documentários, filmes de ficção, animações e videoclipes, foi exibida em mais de 150 festivais nacionais e internacionais, recebendo diversos prêmios. É professor de audiovisual no Instituto Federal de Brasília (IFB), no campus Recanto das Emas.

CURADORIA

image.png

AMANDA PORTO 

Nascida em Brasília, Amanda é uma produtora e curadora especializada em audiovisual. Formada em Cinema e Mídias Digitais, atua no setor desde 2017, com passagem pelo departamento de arte e produção. Há sete anos, integra a equipe da produtora Sétima Cinema, onde atua em diversas frentes. Seu trabalho abrange a curadoria e produção de mostras e programações de cinema e realidade virtual, além da difusão do audiovisual brasileiro no Brasil e no exterior. Desde 2019, também atua como assistente de direção geral voltada para Mostras e Festivais de Cinema, tendo desempenhado funções de coordenação de produção, produção, curadoria de filmes e mostras e assistência geral em projetos voltados para o cinema.

image.png

ANDRÉ GONZALES 

André Gonzales nasceu em Brasília em 1982. Iniciou sua carreira musical em 1998 na banda Móveis Coloniais de Acaju, onde atuou até 2016 como vocalista e compositor. A banda se apresentou em quase todas as capitais do país e em festivais no Brasil, como o Rock in Rio, Planeta Terra e Natura Nós, e no exterior como o Primavera Sound em Barcelona e o Pukkelpop na Bélgica. Já cantou ao lado de Lenine, Fernanda Takai, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá no tributo ao Legião Urbana, Orkestra Rumpillezz, Mariana Aydar, Los Hermanos, Gaby Amarantos, Passo Largo entre outros. Além de vocalista e compositor, André atua como designer, artista plástico e video maker. Já teve seu trabalho exposto na Bienal de Design Gráfico de 2004, apresentou um projeto no Include 2007 na Royal College of Art, em Londres. Participou ativamente da concepção de identidade, produtos e comunicação da banda Móveis Coloniais de Acaju. Dirigiu e concebeu alguns video-clipes: "Sede de Chuva" para os Móveis Coloniais de Acaju; "Mamãe Mamãe" para Dillo e "Poliamor" para Barro. Atualmente atua no projeto musical Sr. Gonzales Serenata Orquestra, onde promove um baile para os mais velhos e produz radionovelas apresentadas ao vivo.

image.png

DAIANE ROSÁRIO 

Mestranda em cultura e sociedade no Pós-Cultura/UFBA, diretora executiva na da Rosários Produções Artísticas e produtora de planejamento do área de dramaturgia dos Estúdios Globo. Também idealizadora, diretora geral e executiva da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba, onde pauta a ampliação de janelas que discutam novas narrativas de raça e gênero nas produções cinematográficas. Com mais de uma década de experiência, sua formação abrange uma variedade de canais, desde programas de TV, séries e filmes de curta e longa metragem até webséries e clipes. Além de sua atuação no mercado cinematográfico, Daiane capacita jovens e adultos através de cursos e oficinas profissionalizantes de cinema e audiovisual.

image.png

TETÊ MATTOS

Tetê Mattos é niteroiense, doutora em Comunicação (UERJ/2018) e professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, desde 1998. 

Documentarista, dirigiu os curtas-metragens premiados "Era Araribóia um Astronauta?" (RJ, 27min, 16mm, 1998), “A Maldita” (RJ, 20min, 35mm, 2007), “Fantasias de Papel” (RJ, 15min, DCP, 2015) , e o longa-metragem “A Maldita” (RJ, 80min, DCP, 2019), exibido no Canal Brasil. O documentário “Cine Icaraí” encontra-se em fase de finalização. 

Entre 2002 e 2013 dirigiu o Araribóia Cine – Festival de Niterói. Exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais audiovisuais. Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema com foco em festivais de cinema. Integra o grupo de pesquisa “Festivais de cinema e audiovisual – histórias, políticas e práticas”[CNPq].

image.png

DANY PROENÇA

Dany Proença é jornalista, escritora e mestre em Cinema pela Universidade de Brasília. Diretora e roteirista do curta-metragem “Braxília”, vencedor do prêmio de melhor filme pelo juri popular (categoria Brasília) na primeira edição do Festival Curta Brasília, em 2012.

 

image.png

DIEGO EDU FERNANDES

Diego “Edu” Fernandes é curador do Cine PE (Recife) desde 2018 e do circuito Cine Materna (todo território nacional) desde 2016, com experiência curatorial em festivais realizados em Paraíba e Tocantins. A partir de 2023, passou a selecionar os projetos apresentados no Tela, evento de mercado do Cine PE. Atua como roteirista de vídeos voltados para educação, trabalhando juntamente de grandes editoras de materiais didáticos, além da mediação de debates em eventos audiovisuais. Escreveu textos sobre cinema para diversos sites, como UOL e Revista Preview.

 

image.png

VIVIAN MALUSÁ

Vivian Malusá é curadora, pesquisadora e preservadora de cinema e audiovisual. Mestre em Cinema pela Université Paris 8 com foco em valorização de patrimônios cinematográficos e audiovisuais, e festivais de cinema de arquivo, trabalhou na área de acesso aos acervos da Cinemateca Francesa, no Festival Il Cinema Ritrovato, em Bolonha, e na Cinemateca Brasileira. Atualmente é supervisora de acervo e distribuição da TV Senado.

image.png

LUÉRGIO DE SOUSA

É surdo e falante da Libras, é frequentador assíduo de vários eventos culturais e artísticos do DF. Cineasta, formado em 2024 no curso de Cinema pelo IESB.

Tem experiências como proponente de projetos FAC, coordenador e consultor de acessibilidade , produtor e entre outras funções, em diversos projetos artísticos.

 

bottom of page