Premiações

Prêmio oficial da Mostra Competitiva Curta Brasil 2014

(Troféu + 5mil reais)

A Navalha do Avô

2013, de Pedro Jorge

Prêmio oficial da Mostra Competitiva Curta Brasília 2014

(Troféu + 5mil reais)

Crônicas de uma Cidade Inventada

2014, de Luísa Caetano

Prêmio oficial da Mostra Competitiva Videoclipes 2014

(Troféu + 2,5mil reais)

Sem Concerto

David Murad

Prêmio Direitos da Infância

Oferecido pelo Instituto Sabin (Troféu + 1mil reais)

O balãozinho Azul

2013, de Fáuston da Silva

Prêmio Cine França Brasil – Melhor filme

Passagem aérea para França + hospedagem para intercâmbio em Festival de Cinema na França em 2015, a ser definido entre o vencedor e a Embaixada da França

Sophia

2013, de Kennel Rógis

Prêmio Brazucah

800 reais e circulação do filme em projeto itinerante da Brazucah/SP

Marina não vai à Praia

2014, de Cássio Pereira dos Santos

Troféu Cinememória – Melhor Documentário

Oferecido pelo cineasta Vladimir Carvalho

Jogos Indígenas

2013, de Thiago Frade e Alexandre Magno

Troféu UCDF

Oferecido pela União de Cineclubes do DF

O Homem que matou Deus

2013, de Noé Vitoux

Troféu ABCV

Oferecido pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo

Crônicas de uma Cidade Inventada

2014, de Luísa Caetano

Troféu ABD Nacional

Oferecido pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas

A Navalha do Avô

2013, de Pedro Jorge

Prêmio Cult

Duas bolsas de estudo em 2015 no Espaço Cult + 50 locações da Cult Vídeo

Cine Drive-In – Cinema sob o céu

Cláudio Moraes

Troféu Ursa de Ouro (Melhor Videoclipe Local)

Oferecido pelo Bar La Ursa

Sem Concerto

David Murad

Prêmio Provocações

Oferecido pelo deputado Jean Wyllys

Urbanos

Alessandra Nilo

Festival em números

640 filmes inscritos de 23 Estados + DF

A terceira edição do Festival Curta Brasília aconteceu entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2014. Neste ano foram recebidas cerca de 640 inscrições de filmes de todo o Brasil, oriundas de 23 Estados e do Distrito Federal. Foram exibidos 112 curtas-metragens, entre produções nacionais e estrangeiras, totalizando cerca de 28 horas de programação, que traçam um panorama com o melhor da produção cinematográfica brasileira, a partir de criteriosa seleção e curadoria.

Na programação oficial de exibição foram duas mostras competitivas, uma de videoclipes e outra com curtas brasileiros e brasilienses. Também realizamos a programação paralela que foi formada por sete mostras: a infantil Calanguinho, a juvenil Um dia a gente (se) encontra, a polêmica Provocações, as internacionais, À francesa “Le Courts des grands”, inédita no Brasil e realizada em parceria com a Embaixada da França, o Prêmio Alemão de Curtas (Deutscher Kurzfilmpreis Kinotournee), inédita em Brasília e realizada em parceria com a AG KurzFilm e German Films. Contamos também com as mostras especialmente dedicadas aos homenageados do ano: Visceral: o cinema de Cláudio Assis e Onipresença: o cinema de Andrade Junior.

Outro ponto forte do Curta Brasília foi o estímulo à cena cultural e artística local, promovendo em sua programação a integração de outras linguagens artísticas. O festival abriu espaço para os artistas, produtores e empreendedores criativos da cidade, realizando pela primeira vez uma feira cultural contando com o encontro gastronômico de foodtrucks, mercado pop up do Limonada Project (com designers, artistas, estilistas) e discotecagem com DJs importantes da cidade do Sistema Criolina e Urukombi. Durante o período de ocupação, o Cine Brasília – a mais nobre sala de projeção da capital federal – ganhou a cara do Curta Brasília, com uma cenografiaassinada pela artista Nina Coimbra, em consonância com o conceito e identidade visual do Festival, presente na vinheta e material gráfico, gerando um diálogo junto ao público ao longo de toda a divulgação do Festival.

Em 2014, o festival ampliou seu alcance com dois projetos itinerantes, o CineSolar e o Curta Brasília nos Cineclubes. O CineSolar é um cinema sobre rodas abastecido pela energia do Sol. Pela primeira vez em Brasília, ele passou pelas regiões do Gama e Estrutural promovendo exibições de curtas-metragens do DVD Curta Brasília Volume 3, lançado nesta terceira edição, e uma oficina de cinema e sustentabilidade para crianças. Já o Curta Brasília nos Cineclubes forneceu uma programação com 55 curtas para exibição dedicada a cineclubes do Distrito Federal e exibidos nas regiões de Taguatinga, Guará, Núcleo Bandeirantes, Ceilândia, Brasília e Samambaia. Essa iniciativa realizada desde a primeira edição é uma forma de valorizar a importância da janela cineclubista como meio de difusão do cinema brasileiro de qualidade e do formato de exibição criativo, colaborativo e participativo próprio do cineclubismo.

O pré-lançamento do 3º Curta Brasília foi marcado pela oficina de animação From inner character to outer design, inédita no Brasil, ministrada pelo alemão Moritz Mayerhofer (na sua carreira, podemos destacar o filme Urs, indicado ao Oscar de 2011) e pela produtora brasileira Yara Castanheira, residente em Berlim e idealizadora do circuito do Prêmio Alemão de Curtas no Brasil.

Uma semana antes do festival, os interessados em crítica de cinema tiveram aulas teóricas e puderam cobrir o Festival publicando no site oficial suas críticas dos filmes participantes, como parte da Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada pela crítica de cinema e jornalista Yale Gontijo (Correio Braziliense).

O debate Café com Ressaca contou com a participação de representantes de importantes entidades do cinema como ABD Nacional, ABCV, Colegiado do Audiovisual/Secult – GDF e com o especial anuncio do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA) com mais de 60 milhões de reais para a produção independente do país, tendo núcleo especial no Centro-Oeste. Contamos com a participação de realizadores, atores/atrizes, produtores, imprensa e convidados. Foi realizado no hall do Cine Brasília, aberto ao público.

Os prêmios oficiais do Festival foram decididos pelo júri popular, premiando o melhor curta de Brasília e o melhor curta nacional dentro da mostra competitiva, com troféu e R$ 5 mil reais cada, e o melhor videoclipe, com troféu e 2.500 reais. Contamos também com Prêmios oferecidos por empresas e instituições parceiras do Festival.