Inscrição – Oficinas

As atividades formativas do Festival Curta Brasília acontecem com o intuito de aprimorar o conhecimento de profissionais do cinema e aficcionados, trazendo oficinas e promovendo debates importantes acerca da multiplicidade do fazer audiovisual e das temáticas que circundam a cena cinematográfica do Brasil e do mundo, se utilizando das linguagens mais tradicionais às mais tecnológicas.

Para participar da seleção, clique na oficina da qual deseja participar e acesse o formulário de inscrição:

*As inscrições para novas oficinas serão divulgadas no decorrer do mês de novembro.

ATELIER DE REALIDADE VIRTUAL

No âmbito do Novembre Numérique, Brasília recebe um Atelier de realidade virtual, com duração de três dias, ministrado por Damien Girès, professor e realizador de VR. O Novembre Numérique, ou Novembro Digital, é um festival internacional de culturas digitais, organizado pelo Institut français e pela rede cultural francesa no exterior, nos cinco continentes. Em sua terceira edição, apresenta todas as formas de criação digital – videogames, realidades imersivas, arte digital, espacialização sonora, alfabetização digital, humanidades digitais, etc. – através de suas múltiplas expressões: artes cênicas, intercâmbio de ideias, instalações artísticas, oficinas linguísticas, filmes, encontros profissionais e outros. Em 2019, está pela primeira vez em Brasília, com o apoio da Embaixada da França e do Institut Français, em correalização com o Festival Curta Brasília, que a cada ano amplia sua atuação no campo da realidade virtual, por meio de apresentação de filmes e espaços imersivos, além de fóruns e encontros voltados ao mercado e a narrativas desta linguagem.

De 25 a 27 de novembro, o Novembre Numérique apresenta um atelier teórico e prático, com produção de conteúdos em VR voltados a estudantes e profissionais de nível intermediário que tenham familiaridade com a linguagem audiovisual. A programação será dividida entre formação teórica, criação e análise de conteúdos, reflexão sobre o tema, filmagem, edição e finalização em 360° para plataforma de realidade virtual e interativa. A atividade é gratuita, mediante inscrição.

Damien Girès é um dos fundadores e diretor geral da HERVÉ, empresa referência na área de novas tecnologias e narrativas imersivas, com atuação em eventos como o Festival de Cannes e a Bienal de Arte de Lyon. É professor de realidade virtual com foco em produção de filmes e professor orientador nas áreas de design de interiores e arquitetura na École Pivaut – Nantes, França. Possui 22 anos de experiência em design de interiores, realização de conteúdos 2D / 3D / 360°, desenvolvimento de cenografia e design para VR e AR e desenho industrial.

Oficineiro

Damien Girès (Hervé – Paris)

Data

25 a 27/11 das 9h30 às 18h30

Local

IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília)

SGAS Quadra 613/614 – Asa Sul, Brasília – DF

Realização

Institut Français / Novembre Numérique

Correalização

Festival Curta Brasília

 

  • Pré-requisito: experiência em audiovisual
  • Aberta ao público externo
  • Gratuita mediante inscrição prévia – até 18/11
  • Vagas limitadas / nível intermediário*

 

Inscreva-se

 

DIREÇÃO E ROTEIRO PARA UM CINEMA POSSÍVEL

Filmes e seriados fazem parte das nossas vidas e muitas pessoas passam anos a fio pensando em produzir suas próprias obras audiovisuais. A oferta de equipamentos de qualidade a preços acessíveis e a massificação das novas plataformas de mídia online democratizaram a produção audiovisual, possibilitando uma verdadeira enxurrada de novas produções independentes. Em meio a toda essa experimentação, paradigmas antigos foram quebrados e novos formatos surgiram e desapareceram, mas as obras mais interessantes e bem sucedidas continuam sendo aquelas criadas a partir de um bom roteiro e de uma boa direção. A oficina é um espaço para a discussão e maturação de projetos audiovisuais de curta-duração e baixo orçamento.

Essa oficina é um espaço para a discussão e maturação de projetos audiovisuais de curta-duração e baixo orçamento. Mais do que um curso expositivo, trata-se de um laboratório criativo onde as propostas trazidas pelos participantes serão trabalhadas em conjunto, visando o desenvolvimento dos roteiros e das propostas de direção de obras audiovisuais como curtas-metragens, web-séries e videoclipes. Embora não seja obrigatório, os participantes que trouxerem suas propostas receberão o equivalente a uma consultoria de roteiro e direção – ao longo de três encontros eles serão instigados a aprimorar seus projetos e terão a chance de completar a oficina preparados para o set de filmagem.

O diretor Santiago Dellape e o roteirista Davi Mattos compõem uma das duplas de criação mais prolíficas do mercado audiovisual candango. Ao longo dos últimos anos os dois produziram trabalhos para o mercado publicitário e curtas premiados, como os curtas “Nada Consta” e “Ratão” e seu primeiro longa-metragem, a comédia de ficção científica “A Repartição do Tempo”, que teve lançamento comercial em 2017, com distribuição pela O2 Play. A dupla também trabalha nos próximos projetos – o drama “O Verão da Lata”, projeto inspirado no famoso verão de 1987-88 que teve seu desenvolvimento aprovado no último FAC Audiovisual, e o terror fantástico “Saçurá”, releitura da lenda do Saci ambientada no Brasil colonial.

Oficineiros

Davi Mattos e Santiago Dellape

Data

6 a 8/11 das 8h às 12h

Local

IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília)

SGAS Quadra 613/614 – Asa Sul, Brasília – DF

 

  • Aberta ao público externo
  • Gratuita mediante inscrição prévia – até 04/11
  • Vagas limitadas

Inscrições encerradas