Imagem com a data do evento: 7 a 10 de Dezembro, com entrada franca

ESPAÇO CURTA VR

14 a 16 de dezembro, das 17h às 22h

O cinema imersivo, também conhecido como cinema em 360°, de realidade virtual ou pela sigla VR (do inglês virtual reality) é a principal tendência do cinema e do entretenimento na atualidade. De maneira pioneira entre os festivais de cinema no Brasil, o Curta Brasília reserva, desde a edição de 2016, um espaço exclusivo para o cinema VR. O CVRTA VR oferece ao público experiências imersivas de diferentes gêneros cinematográficos, brasileiras e estrangeiras, inéditas na capital federal.

O CVRTA VR é uma parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos e conta com o apoio do VR Days, importante evento de realidade virtual da Europa. O país é uma referência internacional nas áreas de economia criativa, cinema e tecnologia, sendo pioneira na realidade virtual com um conteúdo que se destaca tanto pelas propostas interativas quanto pelo apuro estético. Além dessas sessões de filmes em VR e experiências imersivas, profissionais e especialistas brasileiros, holandeses e de outros países, participam de debate sobre o assunto.

CONVIDADOS

FREDERIK LASSEN
Coordenador de programação na CopenX, conferência de tecnologia em Copenhague, que explora as possibilidades da realidade virtual mista e aumentada. Reside em Amsterdã e trabalha para o XRBASE. É produtor de VR, gerente de comunicação e representante de vendas para a empresa de áudio holandesa Big Orange. Em seu histórico estão o gerenciamento de projetos em ambientes analógicos e digitais em escala local, nacional e internacional.

DOEDE HOLTKAMP
Coordenador de relações internacionais do VR DAYS, conferência de tecnologia em Amsterdã que explora as possibilidades da realidade virtual mista e aumentada. Trabalhou para o Consulado Holandês em Nova York e, nos últimos anos, aprimorou as colaborações Holanda-Brasil em XR. Trabalhou na coordenação de eventos e em relações internacionais.

RICARDO LAGANARO
Especialista em mixagem de movimento, stop motion, computação gráfica e escrita para filmes. Responsável por vários projetos imersivos, como o musical The Lighthouse, o vídeo 360° mais assistido no mundo em 2016. O VR cinematográfico Step to the line entrou na seleção oficial do Festival de Cinema Tribeca 2017. Na O2 Movies, foi coordenador de efeitos 3D e visuais. É professor visitante do Laboratório de Imersão em Design e Experiências da Universidade de Belas Artes de São Paulo. É Chief Storytelling Officer na ARVORE Experiências Imersivas (SP).

RODRIGO M. TERRA
Especialista em narrativa transmídia. Diretor, criador, produtor e pesquisador, sua formação inclui Rádio e TV, Administração e Empreendedorismo. É consultor do programa Sebrae/APRO Objetiva Audiovisual, presidente da Associação EraTransmídia, professor de Produção de Conteúdo Audiovisual da PUC-PR. Um viciado em tecnologia, é um devorador profissional de filmes e séries, também sócio-fundador e Chief Operating Officer da ARVORE Immersive Experiences (SP).

Cena do curta Instalação VR Brasil-Holanda – Uma viagem retrofuturista

Instalação VR Brasil-Holanda – Uma viagem retrofuturista



Como resultado de um laboratório de criação coletiva, numa co-produção entre Brasil e Holanda, o público está convidado a um teletransporte entre Brasília e Amsterdã numa viagem retrofuturista entre as duas capitais.

Idealização do projeto/laboratório: Festival Curta Brasília; Realização: Sétima Cinema/Caixote Histórias Imersivas; Colaboração: VR Days Europe; Apoio: Embaixada dos Países Baixos

Cena do curta ISLE OF DEAD

ISLE OF DEAD

(França) 2018. Fic., 8 min Livre

Dir. Benjamin Nuel.

Produtora: Les Produits Frais

Uma viagem atemporal guiada por Charon, barqueiro do submundo. Esta experiência VR é uma recriação livre do trabalho homônimo pintado em 1883 pelo pintor simbolista suíço Arnold Böcklin. A famosa obra-prima também inspirou um poema sinfônico de Rachmaninov, que serve como trilha sonora para acompanhar a experiência.

Cena do curta ANNA NERY 1868

ANNA NERY 1868

(DF) 2018. Fic., 5 min Livre

Dir. Filipe Gontijo e Henrique Siqueira.

Produtoras: Caixote Histórias Imersivas, Brigadeiro Bentes

Em 1868, teleportado para uma tenda médica de acampamento da Guerra do Paraguai, você vai conhecer a enfermeira voluntária Anna Nery em um momento revelador de sua personalidade.

Cena do curta Kin

Kin

(Holanda) 2017. Fic., 17 min Livre

Dir. Arjan van Meerten; diretor técnico: Sven Neve; produtor: Daniëlle de Jonge.

Produtora: House of Secrets

Cores vivas e jogabilidade intuitiva dão o tom desta produção na qual o usuário movimenta-se pelo mundo como uma garota misteriosa e minúscula, com cabelo comprido e vestido brilhante. Ao derrotar inimigos e resolver quebra-cabeças, ela pula de plataforma em plataforma, viajando por diferentes paisagens.

Cena do curta LEGACY

LEGACY

(França) 2017. Fic., 13 min Livre

Dir. Benjamin Nuel.

Produtora: Les Produits Frais

Num futuro muito, muito distante, um piloto dirige-se secretamente para a Terra, agora um planeta proibido. Guiado por um cientista e uma sacerdotisa, ele tem que encontrar o túmulo de Luke, o profeta da religião predominante na galáxia.

Cena do curta LUCID

LUCID

(Inglaterra/Austrália) 2018. Fic., 17 min Livre

Dir. Pete Short; produtores executivos: David Kaskel e Kenneth Henderson.

Produtora: Breaking Fourth Limited

Eleanor, uma renomada autora e ilustradora infantil, entra em coma após um acidente de carro. Sua filha, Astra, tem a chance de realizar um tratamento experimental e entrar na mente da mãe – que ganha vida, transportando Astra para o mundo mágico da famosa série de livros de sua mãe.

Cena do curta MEET THE SOLDIER

MEET THE SOLDIER

(Holanda) 2018. Fic., 21 min Livre

Dir. Teddy Cherim; conceitos: Tim van Deursen (Hack the planet); produtor: Jort Wildschut.

Produtora: Wolfstreet Creative Agency

Um inovador documentário de realidade virtual/3D sobre dois guerreiros de tribos rivais em Karamoja, Uganda. Lomoromoe, da Tapac, e Ariko, da Matheniko, se encontram em realidade virtual para, além de enfrentar seu inimigo comum, buscar mais empatia e compreensão um com o outro

Cena do curta OCUPAÇÃO MAUÁ

OCUPAÇÃO MAUÁ

(Brasil) 2018. Fic., 13 min Livre

Dir. Tadeu Jungle; produção: Marcos Nisti e Rawlinson Terrabuio.

Produtora: Junglebee

Documentário realizado em Realidade Virtual 4K sobre a Ocupação Mauá, em São Paulo. O filme nos leva a conhecer as pessoas e a visitar o local onde vivem, dentro de uma ocupação com 11 anos de existência, organizada por movimentos de sem-teto.

Cena do curta TIME MACHINE

TIME MACHINE

(Holanda) 2018. Fic., 0 min Livre

Dir. Nikki van Sprundel; director de volumetria: Dajo Brinkman; artista visual: Aron Fels; produtor criativo: Frederik Lassen; áudio espacial: Big Orange Audio.

Produtora: XRBASE

Neste documentário VR, Rena, 10 anos de idade, fala diretamente com o espectador sobre o futuro que projeta para si mesma em 2038. Esse conceito “real” de máquina do tempo permite que o espectador visualize o futuro imaginado por Rena.

Cena do curta WONDERFUL YOU

WONDERFUL YOU

(Inglaterra) 2017. Fic., 18 min Livre

Dir. John Durrant, produção: Dan Elston.

Produtora: BDH

Já pensou se você pudesse entender como se forma um corpo humano antes que se tenha a consciência da existência? A ideia é conduzir o público em uma viagem dentro do útero materno, durante a qual será possível acompanhar o desenvolvimento dos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. A versão dublada em português foi realizada em parceria com a Quanta DGT.

Cena do curta THE UPGRADE

THE UPGRADE

(Holanda) 2015. Fic., 7 min Livre

Dir. Steye Hallema; escrito por Wieger Wobbe Windhorst & Steye Hallema; direção de arte: Marouscha Levy.

Produtora: The VPRO

The Upgrade transporta o espectador para um futuro distante, onde poderá dar o passo final em direção à perfeição e refletir sobre o impacto dos desenvolvimentos da ciência e tecnologia sobre o que significa ser humano.