Mostra Nacional

MOSTRA NACIONAL – Programa 1 (66 min)

QUINTA | 12 DEZ | 19H

O Grande Amor De Um Lobo

O Grande Amor De Um Lobo

Documentário, 12', PB, RN, 2018 [10]

Direção: Kennel Rogis e Adrianderson Barbosa
Na busca pelo verdadeiro amor, um jovem faz da realidade seu próprio filme.

O Véu de Amani

O Véu de Amani

Ficção, 14'58'', DF, 2019 [L]

Direção: Renata Diniz
Amani é uma garotinha paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

Acúmulo

Acúmulo

Ficção, 15', RJ, 2018 [10]

Direção: Gilson Junior
Em Nilópolis, no Rio de Janeiro, Lete passa os dias nas ruas recolhendo móveis e objetos quebrados para seu marido carpinteiro consertar. Quem conhece sua história, sabe que ela usa as pedras do caminho para edificar uma realidade plena de sentido. Só o acúmulo traz à tona lembranças que ela não quer esquecer. 

Almas

Almas

Animação, 03'25'', SP, 2018 [L]

Direção: Marcos Faria
Uma obra sem roteiro realizada inteiramente a partir das emoções trazidas pelo poema Não sei quantas almas tenho, de Fernando Pessoa. O que vi, vivi, ouvi e senti pela vida. Um mergulho na alma e na arte.

Sangro

Sangro

Animação, 7', SP, 2019 [14]

Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR
Inspirado em uma história real, é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos, as primeiras sensações. Busca desmistificar questões que até hoje subsistem no imaginário social em relação ao vírus.

Angela

Angela

Ficção, 14', MG, 2019 [L]

Direção: Marília Nogueira
Angela vive sozinha e coleciona diagnósticos de doenças que nunca teve. Sua ficção segue imperturbável até a chegada de Sueli e o vislumbrar de uma nova existência.

MOSTRA NACIONAL – Programa 2 (107 min)

QUINTA | 12 DEZ | 21H

Invasão Espacial

Invasão Espacial

Híbrido, 15', DF, 2019 [L]

Direção: Thiago Foresti
Eles vieram de fora, adentraram a cidade, se comunicavam por acenos e gestos, seduziram o povo, mas ninguém entendia seus planos. Aos poucos, comunidades centenárias foram retiradas do território dando lugar a planos espaciais. Um drama de realismo mágico absurdo. Ficção e realidade se confundem em uma localidade escondida no interior do Brasil.

Kerexu

Kerexu

Documentário, 19', RS, 2019 [L]

Direção: Denis Rodriguez e Leonardo Remor
O conhecimento do processo de produção da cerâmica tradicional no sul do Brasil pelas mãos de Kerexu Jera Poty, uma das últimas ceramistas guaranis da região, desde a coleta da argila nas margens do rio até a queima artesanal em forno e fogo de chão.

JUCA

JUCA

Híbrido , 28'42'', DF, 2019 [16]

Direção: Maurício Chades
Será que Juca tá vindo? Em uma noite de lua cheia, um grupo de amigos precisa pedalar para longe das luzes da cidade em busca de um lugar suficientemente escuro para assistir a uma chuva de meteoros.

Joderismo

Joderismo

Ficção, 24', BA, 2019 [10]

Direção: Marcus Curvelo
Brasil, 2019. Joder é diagnosticado.

Quando as Pedras Dilatam

Quando as Pedras Dilatam

Ficção, 20', RJ, 2019 [14]

Direção: Diego Amorim
Rita canta uma cidade de diferentes fachadas e esquinas. Diante da enorme quantidade de assassinatos no Rio de Janeiro, certos lugares revelam que o passado é um presente e os espaços emanam nossa história.

MOSTRA NACIONAL – Programa 3 (97 min)

SEXTA | 13 DEZ | 19H

Bié dos 8 Baixos

Bié dos 8 Baixos

Documentário, 16'09'', BA, 2018 [12]

Direção: Eduarda Gama e Uyatã Rayra
A vivência de Bié e dos feirantes em uma manifestação cultural no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, Bahia. Um amálgama cultural entre o samba de roda e a sonoridade da sanfona, com personagens da cultura popular brasileira e narrativas das vidas-feirantes.

A Parteira

A Parteira

Documentário, 20', RN, 2018 [L]

Direção: Catarina Doolan
Donana, parteira, mãe, mãe de santo, madrinha, mulher forte, representa a resistência da tradição e humanização do parto em São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte. Qual a chanana, flor que brota em meio ao concreto, subestimada pela aparência frágil, Donana nos ensina a permanecer firmes frente às adversidades.

Rebento

Rebento

Ficção, 17'24'', BA, 2019 [10]

Direção: Vinícius Eliziario
Zói desata em si sentimentos suspensos ao saber da gravidez de sua namorada. Pedro só queria terminar o desenho de sua família.

Mãe não Chora

Mãe não Chora

Ficção, 20', SP, 2019 [L]

Direção: Carol Rodrigues e Vaneza Oliveira
Raquel trabalha na Vara da Família da Defensoria Pública e tem que levar seu filho para o trabalho porque não consegue deixá-lo com o pai.

Extratos

Extratos

Documentário, 8', RJ, SP, 2019 [L]

Direção: Sinai Sganzerla
Curta-metragem com imagens do Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e da região do deserto do Saara feitas por Helena Ignez e Rogério Sganzerla, entre 1970 e 1972, no exílio dos anos de chumbo da ditadura militar.

Motriz

Motriz

Documentário, 15', BA, 2018 [L]

Direção: Tais Amordivino
Apesar dos olhos d’água, Bete carrega consigo um sorriso largo que entrelaça a dor, o afeto e a saudade das filhas.

MOSTRA NACIONAL – Programa 4 (83 min)

SEXTA | 13 DEZ | 21H

Ilhas de Calor

Ilhas de Calor

Ficção, 20', AL, 2019 [12]

Direção: Ulisses Arthur
Na escola, Fabrício anda com as meninas com quem cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só pra si, mas logo logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar.

Bicha-bomba

Bicha-bomba

Documentário, 8', PR, 2019 [L]

Direção: Renan de Cillo
Este filme “não é capaz de vingar as mortes, redimir os sofrimentos, virar o jogo e mudar o mundo. Não há salvação. Isso aqui é uma barricada! Não uma bíblia.”

Looping

Looping

Ficção, 11'58'', MG, 2019 [18]

Direção: Maick Hannder
Vi um garoto atravessando a rua.

Injúria

Injúria

Ficção, 15', RJ, 2018 [14]

Direção: Ernani Nunes
Em uma loja, uma jovem negra é acusada de roubar seu próprio casaco. Ao ver que não havia casaco semelhante à venda na loja e tendo sido agredida pelo segurança, percebeu que sofreu injúria racial e decide prestar queixa na delegacia.

Quando Elas Cantam

Quando Elas Cantam

Documentário, 28'14'', SP, 2018 [L]

Direção: Maria Fanchin
Documentário sobre o projeto Voz Própria, desenvolvido por Carmina Juarez, voltado ao tratamento terapêutico de mulheres encarceradas. Uma articulação entre música e psicanálise, acompanha de dentro da prisão os ensaios dessas mulheres para um show na Capela da Penitenciária Feminina de São Paulo.

MOSTRA NACIONAL – Programa 5 (88 min)

SÁBADO | 14 DEZ | 19H

Sem Asas

Sem Asas

Ficção, 19'40'', SP, 2018 [12]

Direção: Renata Cilene Martins
Zu é um garoto negro de doze anos. Em uma ida à mercearia para comprar farinha de trigo para a mãe, na volta para a casa, descobre que pode voar.

Nossos Mortos Têm Voz

Nossos Mortos Têm Voz

Documentário, 28', RJ, 2018 [12]

Direção: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
O depoimento e protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado na Baixada Fluminense. Histórias atravessadas por perdas. O resgate da memória de vidas interrompidas, uma visão crítica sobre a atuação do Estado por meio das polícias, sobretudo no que concerne à violência contra jovens negros.

Dominique

Dominique

Documentário, 15', RJ, 2019 [12]

Direção: Tatiana Issa e Guto Barra
Conhecemos Dominique em uma ilha na foz do rio Amazonas. No caminho para visitar sua mãe, que criou sozinha três filhas transexuais, ela relembra os tempos de prostituição e brutalidade policial, tendo sobrevivido graças ao amor incondicional de sua mãe.

Marie

Marie

Ficção, 25', PE, 2019 [12]

Direção: Leo Tabosa
Road movie que conta a história do retorno de Mário ao sertão, depois de 15 anos, para enterrar o pai. Mário regressa para sua cidade natal como Marie, uma mulher trans. Lá reencontra Estevão, seu melhor amigo de infância e, com ele, seu passado. Com a ajuda de Estevão, Marie parte em uma viagem para enterrar o pai na cidade do Crato.

MOSTRA NACIONAL – Programa 6 (93 min)

SÁBADO | 14 DEZ | 21H

Kris Bronze

Kris Bronze

Documentário, 23'08'', GO, 2018 [12]

Direção: Larry Machado
No dia 8 de março, Kelly Cristina prepara uma festa apenas para mulheres.

Beat é Protesto - O Funk pela Ótica Feminina

Beat é Protesto - O Funk pela Ótica Feminina

Documentário, 23', SP, 2018 [14]

Direção: Mayara Efe
Produzido por uma equipe técnica exclusivamente feminina, retrata a cena underground das mulheres no funk de protesto da última década em São Paulo.

profanAÇÃO

profanAÇÃO

Experimental, 25', SP, 2018 [14]

Direção: Estela Lapponi
Performance em experimento cinematográfico. Uma pesquisa de inserção dos recursos de acessibilidade como parte da narrativa para promover uma experiência utópica de coexistência.

NEGRUM3

NEGRUM3

Documentário, 21'57", SP, 2018 [10]

Direção: Diego Paulino
Entre melanina e planetas longínquos, um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.