Imagem com a data do evento: 7 a 10 de Dezembro, com entrada franca

OFICINAS

(DES)DOCUMENTÁRIOS – NOVAS NARRATIVAS

28 de novembro, 1º e 5 de dezembro, das 15h às 19h
Escola 70mm (CLS 216)

A oficina mostra como os elementos da linguagem audiovisual podem ser aplicados para gerar sensações. Como exemplos são apresentados documentários e filmes representantes das vanguardas artísticas no século 20, além de obras audiovisuais não narrativas.

Getsemane Silva é realizador de filmes e séries documentais há 20 anos. Pesquisador de narrativas ensaísticas no audiovisual. Orientador de oficinas criativas para roteiro documental. Especialista em Cinema Documental pela Universitat Autònoma de Barcelona. Trabalhou em mais de 50 títulos. Foi bolsista do HotDocs Doc Lab, no Canadá; e do Ibermedia, no México. Premiado em festivais no Brasil e no México.

ON TIME – DIREÇÃO DE PRODUÇÃO

3 a 7 de dezembro, das 15h às 18h
Comoequetalá (CLN 407)

A oficina pretende detalhar todo o processo de uma direção de produção cinematográfica, passando por seus diversos departamentos e etapas de preparação, pré-produção, execução e pós-produção. O conceito de On Time é produzir tudo o que é necessário no tempo certo para que a filmagem seja realizada de forma competente e profissional e, assim, permitir que toda a equipe técnica e artística desempenhe seu trabalho da melhor forma.

Johnny DiBartolo coordena equipes de cinema há mais de 30 anos, tendo trabalhado com diretores consagrados como Paul Mazursky, Ruy Guerra, Carla Camurati e Hector Babenco. Hoje, além de produtor de cinema, atua com autor e roteirista de projetos de longa-metragem com foco no mercado internacional. Johnny também é o idealizador da plataforma Filmjoin – Fazendo Filmes Juntos, que aposta em um “Blockchain – Protocolo de Confiança” e em aplicativos digitais inovadores para acelerar as coproduções nacionais e internacionais, com o objetivo de exportar conteúdo produzido no Brasil e fidelizar espectadores em todo o mundo, com vistas à tão almejada sustentabilidade do setor.

MEU PRIMEIRO LONGA

10, 11 e 12 de dezembro, das 14h às 18h
Escola 70mm (CLS 216)

Nesta oficina, o cineasta José Eduardo Belmonte discorre sobre os processos de estrutura de roteiro e direção cinematográfica. Com foco em produções de baixo orçamento e voltada especialmente para novos realizadores, a oficina apresenta, por meio de várias experiências, o desenvolvimento criativo e estrutural de um projeto de longa-metragem.

José Eduardo Belmonte é formado em Cinema pela Universidade de Brasília. É diretor de cinco curtas e nove longas-metragens, com destaque para Se nada mais der certo (2009), do qual também é produtor, e que arrebatou vários prêmios no Brasil e no exterior; Alemão (2014) e das séries de TV O hipnotizador (HBO), SuperMax e Carcereiros (ambas para a Globo).

SAME DAY EDIT 70mm

15 e 16 de dezembro, a partir das 10h30, no Cine Brasília (EQS 106/107)
Duração: 60 minutos / Vagas: 4 por turma / Turmas a cada duas horas

Ministrada pelos videomakers Wallace Lino Valente e Anderson Freitas, da escola 70mm, a oficina tem caráter prático e vai trabalhar com processos criativos de filmagem e edição/montagem durante dois dias do Curta Brasília. A proposta é filmar, editar e exibir no mesmo dia filmes curtíssimos sobre o festival, pensando diversos formatos para as novas mídias.

Wallace Lino Valente é idealizador da 70mm – Escola Livre de Criação em Audiovisual e do 70mm – Estúdio de Criação. É artista visual, videomaker e professor. Participou de projetos audiovisuais para o Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural, MID – Movimento Internacional de Dança, Museu Nacional da República, festivais de cinema, entre outros.

Anderson Queirós de Freitas é músico, compositor de trilhas, videomaker, professor e head do Estúdio de Criação na Escola 70mm. Atuou no mercado de festas, casamentos e produções autorais de videoclipes; em projetos para o Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural, Fundação Bem Cultural, TV SESC e MID – Movimento Internacional de Dança.