Imagem com a data do evento: 7 a 10 de Dezembro, com entrada franca

GIRA CURTA 2018

Inaugurando as atividades do 7° Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem, temos a satisfação de apresentar a Mostra Itinerante Gira Curta. Em sua quinta edição, nosso circuito nacional de exibições conta com a colaboração de cineclubes, escolas e espaços culturais, e aposta na descentralização e distribuição do rico conteúdo curta-metragista recente.

 

As sessões acontecem seguindo o cronograma:

 

  • Cineclube Catraca [CED 01 Planaltina – Setor Educacional, Lotes A B – Planaltina/DF]

Programa:

13/11 – 20h : Afrodite-se [14 anos].

 

  • Cineclube Jiló na Guela Pardim [Comércio Local Norte 405 – Asa Norte – Brasília/DF]

Programa:

26/11 – 20h30: A Lente, a Voz e o Poema [Livre]

 

  • Coletivo Helenas [IESB – SGAS Quadra 613/614 – Asa Sul – Brasília/DF]

Programa:  

27/11 – 17h : Afrodite-se [14 anos].

 

  • Cineclube Confabule [Orla do Lago Espelho D’água – Brazlândia/DF]

Programas:

29/11 – 20h: A Lente, a Voz e o Poema [Livre]

06/12 – 20h: Pessoalidades [Livre]

 

  • DOCCA [uNB – ANF09 – ICC CENTRO – Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte/DF]

Programas:

03/12 – 18h30: A Lente, a Voz e o Poema [Livre]

04/12 – 12h30: Calanguinho [Livre]. 18h30: Sobre Poderes [ Livre]

05/12 – 12h30: Surdocine [Livre]. 18h30: Pessoalidades [Livre]

06/12 – 12h30: A Lente, a Voz e o Poema [ Livre]. 18h30: Afrodite-se [14 Anos]

07/12 – 12h30: Calanguinho [Livre]. 18h30: Babado Forte

 

  • Urbanos Observatório [QE 13, Conjunto J, Casa 13 – Guará/DF]

Programa:  

05/12 – 19h: Afrodite-se [14 anos]

 

  • Cervejaria Criolina [SOF Sul Quadra 1 – Guará – Brasília]

Programas:

05/12 – Horário à Definir: Babado Forte [18 anos], Sobre Poderes [Livre], Afrodite-se [14 anos].

 

  • Cine Com Ciência [cEF 1 do Cruzeiro SRES Area Educacional 3, S/N – Cruzeiro/DF]

Programa:

07/12 – 10h e 20h: Sobre Poderes [Livre]

 

  • Cineclube Transversalidades [Espaço Mãos Solidárias, SHSN, Chácara 85, Conjunto I, Lote 04 – Sol  Nascente/DF]

Programas:  

08/12 – 9h: Calanguinho [Livre]

15/12 – 9h: Calanguinho [Livre]

 

  • Recanto do Cinema [Campus IFB – Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo – Recanto das Emas/DF]

Programas:

15/12 – 9h: A Lente, a Voz e o Poema [Livre]Calanguinho [Livre], Surdocine [Livre]

 

………………………………………………………………………………………………………………………………

 

A curadoria especial das sessões é montada a partir de um recorte de filmes que foram destaque nas edições anteriores do festival, formando 7 programas com os seguintes conteúdos:

Afrodite-se [ 55 min – 14 anos ]
Somos muitas.

→ Tentei – Dir. Laís Melo. Fic. 15’. 14 anos. Sinopse: A coragem foi se fazendo aos poucos conforme a angústia tomava o corpo. Em certa manhã, Glória, 34 anos, parte em busca de um lugar para voltar a ser.

→ Estado Itinerante – Dir. Ana Carolina Soares. Fic.25’. Livre. Sinopse: Vivi quer escapar de ua relação opressora. Cobradora de ônibus, ela trabalha desejando não voltar para casa. Entre as paradas no ponto final e o itinerário, os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga.

→ Cabelo Bom – Dir. Swahili Vidal e Cláudia Alves. Doc. 15’. Livre. Sinopse: Três personagens expõem suas relações com seus cabelos crespos, suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e como a autoaceitação de suas raízes, capilares enclusive, é fundamental para se afirmarem como mulheres negras.

Sobre Poderes [ 57 min – Livre ]
Em meio aos desdobramentos políticos e sociais, ciclos se repetem.

→ Borá – Dir. Ângelo Defanti. Fic. 14’. Livre. Sinopse: Em setembro de 2012, o prefeito de Borá escreve uma postagem no Facebook.

→ Capitão Brasil – Dir. Felipe Arrojo Poroger. Fic. 16’. Livre. Sinopse: Quando o caos toma conta das ruas, a vida de um garoto de dez, anos começa a ruir. É no momento em que o desespero se assenta que o Capitão Brasil encontra espaço.

→ Nada – Dir. Gabriel Martins. Fic. 27’. Livre. Sinopse: Bia acaba de completar a maioridade. O final do ano se aproxima e junto dele o Enem, A escola e os pais de Bia a pressionam para que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.

Babado Forte [ 59 min – 18 anos ]
A vyda como ela é: glitter, suor e blondor – Um programa para maiores de 18
anos.

→ Diamante, o Bailarina – Dir. Pedro Jorge. Fic. 20’. 12 anos. Sinopse: Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha.

→ Estás Vendo Coisas – Dir. Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Doc.18’. Livre. Sinopse: Em tom psicológico e melancólico, o curta reflete como uma expressão cultural – a música brega – responde a uma condição econômica.

→ Vando Vulgo Vedita – Dir. Andréia Pires e Leonardo Mouramateus. Fic. 21’. 18 anos. Sinopse: Vando (vulgo Vedita) não é visto faz um tempo nas ruas da Barra.

Pessoalidades [ 36 min – Livre ]
Pessoas sendo pessoas: figuras reais, inspiradoras, contraditórias e seus
olhares.

→ Luíza – Dir. Caio Baú. Doc.15’. Livre. Sinopse: A delicada relação entre uma jovem deficiente e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, relações entre pais e filhos, superproteção da família, autonomia, diferenças e amor.

→ O Quebra-cabeça de Sara – Dir. Allan Ribeiro. Doc. 10’. Livre. Sinopse: Em mais um dia de trabalho, Sara junta as peças de seus preconceitos.

→ Toda Noite Estarei Lá – Dir. Thiago Moulin. Doc. 11’. Livre. Sinopse: Toda noite, Mel Rosário cumpre seu papel na luta contra a intolerância.

A lente, a voz e o poema [ 48 min – Livre ]
Arte imita vida imita arte.

→ Ruína – Dir. Gabraz Doc.14’. Livre. Sinopse: Uma mulher lê um poema, mas mas o mundo não parece se importar.

→ Boca de Fogo – Dir. Luciano Pérez Fernandéz. Doc. 9’. Livre. Sinopse: Cidade de Salgueiro, sertão de Pernambuco, Na arquibancada, o sol castiga os torcedores. no rádio, Boca de Fogo incendeia a transmissão.

→ Ferroada – Dir. Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho. Doc.25. Livre. Sinopse: Um devaneio fílmico em homenagem ao escritor-coveiro Tico, que busca, na vida marginal, inspiração estética e política.

Calanguinho [ 57 min – Livre]
Cinema para crianças de qualquer idade.

→ Caminho dos Gigantes – Dir. Alois Di Leo. Ani. 12’. Livre. Sinopse: Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma indígena de seis anos, vai desafiar o destino e entender o ciclo da vida.

→ O Jovem Príncipe – Dir. Ducca Rios. Ani. 3’. Livre. Sinopse: O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei. Eles vão ao bosque e várias criaturas encantadas se apresentam ao garoto, que opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência.

→ Nimbus, O Caçador de Nuvens – Dir. Marco Nick. Ani. 15’. Livre. Sinopse: Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.

→ Médico de Monstro – Gustavo Teixeira. Fic. 11’. Livre. Sinopse: Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

→ O Menino Leão e a Menina Coruja – Renan Montegredo. Fic. 16’. Livre. Sinopse: No universo das pessoas-animais, seres misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar aonde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

Surdocine [ 49 min – Livre]
Sobre realidades e percepções.

→ Dois Mundos – Dir. Theresa Jesseuroun. Fic. 16’. Livre. Sinopse: Para os surdos, existem dois mundos: o mundo do silêncio e o mundo sonoro. Este filme é sobre a experiência com o mundo sonoro dos surdos que transitam entre os dois mundos.

→ Sophia – Dir. Kennel Rogis. Fic. 15’. Livre. Sinopse: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssima experiências sensoriais. Esta é uma singela história de amor e cumplicidade, cercada de poesia visual e sonora.

→ Valentino – Dir. Cassiana Maranha. Doc. 4’. Livre. Sinopse: Valentino é apresentado à música por sua amiga, Sofia. Um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Ele decide ser músico.

→ O Resto é Silêncio – Dir. Mabel Lopes. Fic. 14’. Livre. Sinopse: André é um menino tímido e terno que tenta entregar um cartão em formato de coração à amiguinha da escola, por quem é apaixonado, enquanto é zoado pelos demais coleguinhas e cercado por adultos tristes e apáticos.