Imagem com a data do evento: 7 a 10 de Dezembro, com entrada franca

O Curta Brasília chega a sua sétima edição inovando! Indo além do Espaço VR, expandimos a programação de realidades estendidas inaugurando o Fórum VR.
Buscando aprofundar no Mercado e possibilidades para VR e narrativas imersivas, o Fórum VR é um evento dedicado às realidades estendidas,realidade virtual, aumentada e mista. O objetivo é promover diálogos e expandir os horizontes do mercado de VR e das possibilidades para as realidades estendidas em Brasília e no Mundo. A programação é composta por oficinas, masterclass, demonstrações práticas e painéis com convidados internacionais e locais.
O evento ocorre no espaço Co-Piloto Coworking, 306 sul, a poucos minutos de caminhada do Cine Brasília!

Não perca essa oportunidade e venha expandir suas realidades!

PROGRAMAÇÃO

14/12 – Sexta – Feira

10h – 11h40
VR CASE – Entre realidades: Colaborações internacionais e coproduções

CONVIDADOS:
Doede Holtkamp – VRDays
Fred Lassen – VRDays
Ricardo Laganaro – ARVORE

MEDIAÇÃO:
Ana Arruda – Curta Brasília

12h – 13h
VR DEMO – Experimentações práticas

CONVIDADOS:
Filipe Gontijo – Caixote 360
Henrique Siqueira – Caixote 360

13h – 14h30 – Intervalo para almoço

14h30 – 15h50
VR MASTERCLASS – Narrativas e storytelling imersivo: direção na realidade virtual

PALESTRANTE
Ricardo Laganaro

Apresentação: Filipe Gontijo

16h – 17h
VR BATE PAPO – Construção de roteiro para VR

CONVIDADO:
Vincent Ravalec

15/12 – Sábado

10h – 11h40
VR CASE – Narrativas Imersivas: Desafios, Oportunidades e Novos Mercados

CONVIDADOS:
Helena Santiago – Pesquisadora em Acessibilidade em games – LET/IL UnB
Deborah Yscava – ANCINE
Felipe Costa – Bad Minions
Hugo Vaz – Behold/ Indiewarehouse
Fabiana Marschulk – Estúdios Quanta
Rodrigo Terra – ARVORE/ Voyager

MEDIAÇÃO:
Fabricio Ofuji – Professor UniCEUB

12h – 13h
VR DEMO: Experimentações práticas

CONVIDADOS:
Rodrigo Terra

13h – 14h30 – Intervalo para almoço

14h30 – 16h30
VR OFICINA: oficina introdutória a modelagem 3D na realidade virtual

OFICINEIRO
Rodrigo Koshino – Ateliê Xinela

CONVIDADOS:

Ricardo Laganaro é especialista em misturar ação, stop-motion, computação e escrita gráfica em seus filmes. Ele é responsável por diversos projetos imersivos como o musical “The Lighthouse”, o vídeo em 360º mais assistido no mundo e 2016. Ele é professor convidado de Design e Experiências Imersivas no Laboratório da Universidade de Belas Artes de São Paulo. Na ARVORE, ele tem a função de “Chief Storytelling Officer”.

Doede Holtkamp é chefe de parcerias internacionais, VRDAYS, conferência tech em Amsterdã, explorando as possibilidades com Realidade Virtual, Mista e Aumentada. Mora em Amsterdã e trabalha na XRBASE ele viaja o mundo explorando novas oportunidades de parcerias na indústria de XR. Nos últimos anos tem trabalhado para expandir as colaborações Holanda-Brasil em XR. Doede tem experiência comprovada em coordenação de parcerias internacionais, estimulando start-ups e investidores e organizando eventos em grande escala.

Frederik Lassen é dinamarquês e mora em Amsterdã, onde trabalha como XR freelancer na XRBASE. Frederik é conhecido no universo de XR europeu por vários papéis como organizador de eventos, produtor criativo e distribuidor de projetos. Ele é o “iniciador” por trás de “Políticas da Natureza”, uma iniciativa internacional que unifica pessoas da tecnologia, ciências sociais e estudos do meio ambiente. Com a ajuda de XR, tem o objetivo de melhorar a comunicação entre os seres sensíveis.

Rodrigo Terra é Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Estuda e desenvolve conteúdos Transmídia desde 2006. É grande fomentador das novas mídias imersivas como Realidade Virtual, Mista e Aumentada.
Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual pelo Sebrae/APRO, foi jurado e ministrou clínicas de projeto em festivais como Ventana Sur, Festival de Brasília além de keynote speaker em eventos internacionais como NABShow e VR Days Europe.
Hoje é presidente da Associação EraTransmidia, co-fundador e COO da ARVORE Experiências Imersivas.
Vincent Ravalec é autor de cerca de quarenta títulos, entre romances, contos, quadrinhos, ensaios e poesia. É também compositor. Dirigiu longas e curtas-metragens, incluindo produções exibidas ou premiadas em Cannes e Clermont Ferrand, além de séries para a internet e experiências interativas. Colabora em produções como roteirista ou consultor para cinema, televisão ou transmídia e ministra oficinas de roteiro.
Filipe Gontijo migrou das produções de internet para o cinema em 2006, no 39o Festival de Brasília quando conquistou o prêmio do júri oficial de melhor direção em curta-metragem. Filipe criou formatos híbridos como o filme-jogo interativo (com mais de 400 mil espectadores em cinema, app e internet), o gibi-clipe vertical, e atualmente se dedica à finalização do seu primeiro longa-metragem, O Capitão Astúcia.
Henrique Siqueira com uma trajetória marcada pela busca de novos formatos e linguagens, é diretor e roteirista que explora as possibilidades das mídias digitais para aproximar público e conteúdo. Em 2015, produziu de forma independente um projeto que humaniza filmes de realidade virtual. Participando na concepção de filmes, desbrava as questões tecnológicas, sempre buscando o maior envolvimento e empatia entre o espectador e as narrativas.
O último filme VR produzido pela dupla se passa em um acampamento da Guerra do Paraguai, em 1868, onde conhecemos a heróica enfermeira Anna Nery.

Rodrigo Koshino: Em 2017 através de softwares do “Oculus Medium” começou a modelar objetos e cenários 3D. No ano de 2018, como membro do Ateliê Xinela, já produziu em parceria com os outros membros do ateliê 7 jogos, PABG, FOFA 2018, Terra Nova, Pirata, Sábado Prime, Bruxa e Samsara.

Deborah Yscava – Graduada em Relações Internacionais na USP e com formação em Roteiro Cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Servidora pública da ANCINE desde 2014, onde atua na área de fomento ao setor audiovisual, incluindo jogos eletrônicos.

Fabiana Marschulk é especialista em marketing e comunicação com experiência no desenvolvimento de soluções de entretenimento para o mercado audiovisual. Marketing do Grupo Quanta, atuou na ativação do primeiro filme de RV localizado no Brasil e na implantação de arenas de RV para o universo de exibição. Integrante da equipe Los Deportados com o Filme “Caja del Desapego” apresentado na Mostra Internacional de Cinema de Mar Del Plata 2018.

Helena Santiago Vigata é professora do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília (UnB). Sua tese de doutorado abordou a experiência artística de pessoas com deficiência visual em museus, teatros e cinemas. Atualmente cursa uma especialização em Tradução e Localização de Videogames (Istrad). É líder do grupo de pesquisa e extensão Acesso Livre.

Hugo Vaz é brasiliense, Designer Visual e tem experiência com desenvolvimento de jogos desde 2008. É sócio diretor da Behold Studios, onde contribuiu em mais de 20 projetos, entre eles 3 jogos lançados do mercado internacional. Também é sócio do coworking Indie Warehouse, que promove eventos e cursos em prol do fortalecimento do ecossistema de games em Brasília.

Felipe F. Costa Sócio-Fundador da Bad Minions Studios desenvolvedora de Jogos de Entretenimento para Consoles (Playstation e XBox) e PC e Coordenador do Curso de Jogos Digitais do IESB. Biólogo por formação e Especialista em Desenvolvimento de Jogos. Expertise nas funções de Artista de Cenários, Efeitos Especiais para Jogos e Composição Visual.

MEDIADORES
Ana Arruda é sócia-diretora da Sétima Cinema, empresa brasiliense especializada em festivais de cinema e projetos que unem o audiovisual, interatividade e outras artes. Idealizadora e coordenadora do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem e do InterAnima – Festival Internacional de Animação e Interatividade. Produtora, curadora e programadora, com experiência em mais de 50 mostras e festivais de cinema no Brasil e em outros países desde 2002, com destaque para projetos recentes sobre realidade virtual e narrativas imersivas.
Fabrício Ofuji é educador, produtor cultural, produtor executivo de turnês e produtos midiáticos. Possui Mestrado em Comunicação – linha de pesquisa Processos Midiáticos: tecnologia e mercado, sob orientação do professor Sergio Amadeu. Atualmente é docente no UniCEUB e IFB.

Público alvo: entusiastas, realizadores e programadores que buscam expandir suas possibilidades