Espaço CVRTA XR

Montado na área externa do Cine Brasília, apresenta curtas-metragens nacionais e internacionais e diversas experiências acessíveis ao grande público. O tema desta edição é a interação entre humanos, cyborgs e natureza por meio de tecnologias XR e narrativas imersivas.

Para participar, basta comparecer ao Espaço CVRTA XR, no Cine Brasília, e se inscrever.

Informamos que inscrições feitas online até o dia 12/11 estão validadas.

Pequeno glossário de técnicas e narrativas presentes no Espaço CVRTA XR:

360º: técnica e narrativa que permitem ao espectador amplitude angular 360º em movimento, maior imersão e escolha do campo de visão dentro da experiência cinemática;

3D: técnica e narrativa que permitem efeito de profundidade de imagem em tela única chapada (2D);

AR: termo vindo do inglês Augmented Reality, realidade aumentada é uma experiência interativa de um mundo real onde objetos que residem nele são acentuados por informação perceptiva criada por computadores, celulares e outros equipamentos;

VR: termo vindo do inglês Virtual Reality, realidade virtual é a tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, com objetivo de criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente (ou não) do real;

XR: termo vindo do inglês Extended Reality, realidade estendida se refere a experiências mediadas por tecnologia que combinam realidades virtuais e o mundo real. O XR abrange o hardware, software, métodos e experiências que fazem a realidade virtual, realidade mista, realidade aumentada, realidade cinematográfica e outras.

FILMES E EXPERIÊNCIAS

-22.7˚C

-22.7˚C

10', França, 2018, [L], Em inglês

Produção: Zorba, Novelab, ARTE, DVgroup
Direção: Jan Kounen, Molécule e Amaury La Burthe
Ideia original: Molécule
Experiência inspirada na aventura do produtor de música eletrônica Molécule, que, para compor, foi a Groenlândia em busca de sons do Ártico. O espectador é iniciado em uma jornada para o extremo norte e explora seu mundo interior até atingir um estado de harmonia, experienciando os sons da natureza polar.

ABROLHOS360 - Nosso Oceano

ABROLHOS360 - Nosso Oceano

8’35”, Brasil, 2019, [L]

Produção: Eco360
Direção: Daniel Venturini e Marina Angeli
O viajante é convidado a espiar embaixo d’água, a imensidão azul, e a perceber sua responsabilidade no cuidado de toda essa vida. Compreender que a conservação precisa de todos, na alarmante realidade onde as mudanças climáticas, o plástico e o consumo desenfreado causam tantos danos aos nossos mares. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é apresentado com imagens exuberantes, em um contato íntimo com a natureza onde não faltarão razões para se emocionar.

Ayahuasca

Ayahuasca

18', França, Luxemburgo, 2019 [18], Em inglês

Produção: Atlas V, a BAHN e Small
Direção: Jan Kounen
Experiência imersiva pelo mundo das plantas medicinais dentro da floresta amazônica, guiada por um curandeiro da tribo indígena Shipibo.

Awavena

Awavena

30', Austrália, Brasil, Estados Unidos, 2018 [16], Em inglês

Direção: Lynette Wallworth
Produção: Nicole Newnham, Tashka Yawanawá, Laura Soriano de Yawanawá
Na floresta amazônica, Hushuhu, primeira mulher xamã dos Yawanawá, usa VR como gatilho para abrir um portal a outro tipo de conhecimento. Uma colaboração entre a comunidade e a diretora, misturando tecnologia de ponta e experiência transcendental para compartilhar uma perspectiva de mundo melhor e contar a história de um povo que estava à beira de um processo de extinção.

Casa Arte Solo Design 2019

Casa Arte Solo Design 2019

03’04”, Brasil, 2019, [L]

Produção: Caixote de Histórias Imersiva e Sétima Cinema
Direção: Henrique Siqueira e Felipe Gontijo
Como parte do projeto BCDesign, o público vista virtualmente a Casa Arte Solo, projeto residencial de Beta Martins e Cláudio Jacintho. O espectador poderá conhecer um pouco do conceito de permacultura e bioconstrução ao imergir em um espaço em que edificação artesanal integrada ao ambiente natural mostra uma visão contemporânea do design sustentável.

Cerrado Virtual

Cerrado Virtual

2', Brasil, 2018/2019 [L]

Fotografia: Marcio Cabral
As imagens mostram o Cerrado em 360º, possibilitando visualização de todos os detalhes, convidando o público a se teletransportar ao local onde a imagem foi feita.

Heróis do Rio Madeira

Heróis do Rio Madeira

Interativo, Média 9', Brasil, 2019 [L]

Produção: Caixote Histórias Imersivas, Brigadeiro Bentes e Klimt Publicidade
Direção: Henrique Siqueira e Filipe Gontijo
Maria Rita é uma enfermeira que passou os últimos dez anos atendendo comunidades ribeirinhas do Rio Madeira. Apesar da rotina pesada, ela entregará seu posto apenas a alguém imbuído do verdadeiro espírito da enfermagem. Você pode ser essa pessoa. A história se adapta ao perfil do usuário e às decisões tomadas durante a experiência.

A linha

A linha

Interativo, Média 13', Brasil, 2019 [L]

Direção: Ricardo Laganaro
O filme coloca o espectador na São Paulo de 1940 e acompanha Rosa e Pedro, dois bonecos de maquete, lidando com sua rotina. Projeto desenvolvido pela ARVORE Immersive Experiences, consagrado no Festival de Veneza com o prêmio Melhor Experiência Interativa, que conta com a narração de Rodrigo Santoro e de Simone Kliass. 

Sea Level Rise Explorer: Turner Station & Santa Cruz

Sea Level Rise Explorer: Turner Station & Santa Cruz

Interativo, Média 7', Estados Unidos, 2019 [L], Em inglês

Produção: Virtual Planet Technologies
Direção: Juliano Calil
À medida em que comunidades costeiras sofrem com a elevação do nível do mar, a erosão e outros impactos das mudanças climáticas, a educação torna-se peça fundamental do quebra-cabeça. Nestas experiências, os usuários interagem com modelos 3D e podem elevar o nível do mar para observar possíveis inundações em tempo real. É possível escolher entre a experiência Turner Station, em Maryland, EUA, e também Santa Cruz, na Califórnia, EUA.

Sonhares

Sonhares

Interativo, Média 4', Brasil, 2019 [L]

Imagens e programação: Carlos Praude
Paisagem sonora: Felipe Castro Praude
Cria um terreno com ambiente imersivo e um roteiro onde o participante é capaz de experimentar estados, interações e manipulações com as representações dos quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar ou água. Criado para o espetáculo teatral Sonhares, do Grupo Teatro do Instante. 

O Sumidouro de Ágreda

O Sumidouro de Ágreda

Interativo, Média 15', Brasil, 2019 [L]

Produção: TreeHouse Studios
Direção: Márcio Moraes 
Parte do projeto transmídia “Na Terra dos Ekitumans”, que inclui jogos, filmes em animação 3D, séries e histórias em quadrinhos, a cenografia e ambientação propostas pela instalação XR reconstroem o Sumidouro de Ágreda, um dos cenários deste mundo fantástico localizado no centro do planeta Terra. A instalação multissensorial propõe que o público experiencie um jogo em realidade virtual para entrar no Sumidouro, explore a caverna equipada com sensores, interatividades e realidade aumentada, assista a um curta-metragem em 360º e descubra mais sobre o universo criativo através da exposição de artes conceituais.

Políticas da Natureza: Viva Água

Políticas da Natureza: Viva Água

4'04'', Brasil, Holanda, 2019

Realização : Sétima Cinema, Caixote VR / PoN group
Patrocínio: Embaixada dos Países Baixos
Equipe: Ana Arruda, Aron Fels, Deborah Dodd, Denise Augustinho, Felipe Praude, Filipe Gontijo, Flavio Mayerhofer, Frederik Lassen, Henrique Siqueira, Marisa Peixoto, Vivian Malusá.
Viva Água transmuta o espectador no elemento água. Com filmagens de Realidade Virtual em cidades da Holanda (Amsterdam, Rotterdam, The Hague) e do Brasil (Brasília e Chapada dos Veadeiros), a experiência contou com captura de movimento (Mocap) de uma coreografia que representa o ciclo da água e deixa um convite à reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Esse projeto é resultado de um Laboratório de cocriação do Festival Curta Brasília com participação do Brasil e Holanda, membros do grupo Políticas da Natureza.

Plano 61

Plano 61

França/Brasil 2019 Ficção Coletânea de curtas - Tempo total 12min [L]

Direção: Participantes do Atelier de Realidade Virtual – Festival Curta Brasília.
Resultado do laboratório / Atelier de Realidade Virtual, oferecido em parceria com o Institut Français e Embaixada da França, no âmbito do evento francês Novembre Numérique, sob coordenação de Damien Gires (Hervé-Paris). Os 3 curtas, realizados em 72 horas, mostram a relação das pessoas com Brasília enquanto cenário-personagem.

Passage
Brasília… Entre o céu e a terra existe uma passagem. Uma imersão na Catedral de Brasília, onde anjos e apóstolos buscam a sensação de acolhimento e proximidade no último momento.
Realização: Larissa Rolim, Márcio de Andrade, Maione Queiroz, Pedro Daldegan, Tarcísio Boquady

Azul Concreto
Entre o vai e vem da rodoviária de Brasília e o congresso, fixamos nosso olhar na Biblioteca Nacional. Habitantes e visitantes passam e deixam as suas marcas sob o céu azul e a paisagem arquitetônica da cidade.
Realização: Júlia Lucini, João Felipe Golin, Fred Reis, Maria Silvia Rossi, Luzirene do Rego Leite

Encontros e Desencontros
Depois de diversas oportunidades do destino, será que no Museu Nacional eles finalmente vão se encontrar?
Realização: Gabriela Eleotério, Gustavo Silva, Gustavo Serrate, Davi Ricardo, Ig Uractan