Imagem com a data do evento: 7 a 10 de Dezembro, com entrada franca

Debates

BRASÍLIA ESTENDIDA: POSSÍVEIS FUTUROS / FUTUROS POSSÍVEIS

SEX 14 DEZ | 16H20
Hall do Cine Brasília

Parceria: Centro de Desenvolvimento Sustentável
(CDS/UnB) e VR Days (Amsterdã/Holanda)

POLÍTICAS DA NATUREZA

O festival Curta Brasília convida o projeto Políticas da Natureza para sua primeira edição no Brasil. Um dos objetivos é expandir reflexões sobre possíveis futuros de Brasília a partir de um olhar transversal sobre natureza, humanidade, arte e tecnologia.

Politics of Nature, baseada na obra de Bruno Latour, é uma iniciativa internacional com objetivo de unir profissionais de tecnologia, arte, ciências sociais, estudos ambientais e diversos atores sociais. Este debate amplia para o público o avanço de algumasdas pesquisas realizadas na Universidade de Brasília para além dos limites acadêmicos, criando estruturas que permitam a coexistência de multi-perspectivas em ambientes tanto analógicos quanto virtuais, integrando a pesquisas realizadas em edições anteriores realizadas na Holanda, Dinamarca e em outros países.

Abner Luis Calixter, pesquisador doutorando na Universidade de Brasília (CDS e FAU). Denise Agustinho, pesquisadora doutoranda na Universidade de Brasília (CDS e FAU). Prof. Amazonas, Diretor do Centro de DesenvolvimentoSustentável (CDS/UnB). Frederik Lassen, Idealizador do Hackathon Politics of Nature (Copenhagen/ Amsterdam). Doede Holtkamp, Relações Internacionais do VR Days (Amsterdam) e demais convidados.

DEBATE SURDOCINE

SÁB 15 DEZ | 12H20
Hall do Cine Brasília

Com participação do diretor Serginho Melo e da autora e produtora Alessandra da Rosa Pinho, realizadores de Crisálida, série brasileira de ficção bilíngue, em Libras e português, protagonizada por atores surdos.

HOLANDA EM DESTAQUE – Mercado, tecnologia e linguagem criativa na realidade virtual

SÁB 15 DEZ | 16H20
Hall do Cine Brasília

Doede Holtkamp (VR Days Europe) e Fred Lassen (XRBASE Amsterdam) vão fazer um panorama sobre o mercado de realidade estendida – virtual, aumentada e mista – na Holanda, país que vem se destacando no cenário internacional de tecnologias e narrativas imersivas, assim como na Europa, indicando perspectivas e impactos do VR/XR no futuro. Na fala, comentam sobre como a incubadora XRBASE em Amesterdã apoia criadores de conteúdo e desenvolvedores, assim como sobre o VR Days Europe, um evento lider em XR, que ocorre anualmente na Holanda.

UMA CERVEJA ANTES DO ALMOÇO

DOM 16 DEZ | 11H
Hall do Cine Brasília

Oportunidade para público e participantes do 7º Curta Brasília se conhecerem e trocarem ideias e experiências para discutir assuntos relacionados à produção, divulgação e exibição de curtas-metragens no contexto político e social vivido pelo Brasil atualmente. Para deixar a atividade ainda mais descontraída, o debate será realizado em clima de bar, pois, como cantava Chico Science, “uma cerveja antes do almoço é muito bom para ficar pensando melhor”.

SOBRE EXPANSÃO E COCRIAÇÃO DE REALIDADES – Entre ovelhas elétricas, ciborgues, ETs e robôs

Olga Osorio (cineasta e professora espanhola): Ficção científica – O cinema como arte premonitória. Rodrigo Terra (ARVORE): Virtualidades – Realidades em expansão, o impacto da tecnologia nas relações e no cotidiano. Thiago Ticchetti (Revista UFO): Vidas fora do planeta – Desde quando isso é ficção?

DOM 16 DEZ | 17H

O público é convidado a expandir conceitos sobre cinema e realidades, indo da ficção científica a experiências virtuais.

AFINAL, O QUE É REAL? ENTRE REALIDADE E FICÇÕES

DOM 16 DEZ | 16H20
Hall do Cine Brasília

ENCONTRO COM AMIT GOSWAMI

O Curta Brasília traz reflexões sobre o futuro, arte, tecnologia e humanidade. Nesse contexto, o físico quântico indiano Amit Goswani amplia o debate lançando olhares sobre passado e futuro, tempo e espaço, ativismo quântico, cocriação e a importância da conexão com o agora. Utopias, distopias, ilusão, lucidez: onde estamos entre tantas realidades?

Lançamento do livro Consciência Quântica – uma nova visão sobre o amor, a morte e o sentido da vida, de Amit Goswami.

FÓRUM VR

14 – 15 DEZ | 10H – 17H
Espaço Co-Piloto

O Curta Brasília chega a sua sétima edição indo além do Espaço CVRta: expandimos a programação para outras narrativas imersivas com o Fórum VR. O evento dedicado às realidades estendidas – realidade virtual, aumentada e mista – tem como objetivo promover diálogos e expandir os horizontes e oportunidades profissionais conectando Brasília ao mercado XR nacional e internacional. A programação é composta por oficinas, masterclass, demonstrações práticas e painéis com especialistas na área.